PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 29 de setembro de 2013

QUE PAÍS É ESSE?

ANO LXXI - Domingo 29 de setembro de 2013 - Nº 3544

“Que país é esse?”

A frase acima colocada é o nome da música de Renato Russo e tocada por Legião Urbana. É uma pergunta instigante e nos leva a muitas direções. Quando foi lançada no final dos anos 70 início dos anos 80 a situação no país era de muita inquietação, instabilidade e restrição de alguns direitos individuais e coletivos.

Apesar de estarmos em outro contexto político, parece que somos atingidos por essa mesma pergunta: “Que país é esse?” Que resposta podemos dar a tal questão? Claro que gostaríamos de dizer: é um país onde se tem segurança, assistência à saúde, educação de qualidade e ao alcance de todos, emprego, justiça social, ausência de miséria e outros aspectos.

Mas, parece-me que esse é o país do futebol, do samba, do carnaval, do Rock in Rio, mergulhado na ilusão de uma Ilha da Fantasia, onde o sol brilha sempre e a chuva cai serena e mansa, apenas para irrigar a terra que frutifica e gerar riqueza para todos sem causar dano algum.

Infelizmente essa ilusão existe. Esse vem sendo (e continua a ser) um país de desigualdades gritantes, de injustiças graves e, sobretudo, de impunidade em relação aos crimes perpetrados contra o erário, ou crimes patrocinados por poderosos, agentes públicos e políticos corruptos.

Esse é o país dos “recursos” que garantem não o direito ao “devido processo legal”, mas as manobras, quase intermináveis, dos ricos que podem financiar advogados de altíssimo custo, safando-se pelas brechas da lei, que protege e agasalha os detentores do poder e do capital. É o país da impunidade que se confunde com imunidade, com excesso de “garantismo” na proteção de bandidos.

Devemos orar e agir, como cristãos reformados e nascidos de novo, para que esse seja um país “cujo Deus é o Senhor“ (Sl.33:212), onde “a justiça e a paz se beijam”(Sl.85:10).

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.