PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de setembro de 2013

O QUE É IGREJA?

ANO LXXI - Domingo 01 de setembro de 2013 - Nº 3540

O QUE É IGREJA?

Essa pergunta é importante porque a sua definição de igreja, está intimamente relacionada ao seu envolvimento com ela. Por exemplo, se você entende, primordialmente, que igreja é instituição, seu relacionamento com ela será através de cargos. Se igreja é a Casa de Deus, ela se torna pra você um lugar de visita em momentos de dificuldade. Se igreja é um refúgio, você jamais se relacionará ali com profundidade, pois fará o máximo para evitar conflitos e situações que possam tirar sua paz, no lugar que te dá a paz.

Então, voltemos a pergunta “O que é igreja?” Etimologicamente, igreja (do grego ekklesia) possui o significado literal “chamados para fora”, ou seja, aqueles que estavam no conforto de suas casas, são chamados agora ao encontro comunitário em praça pública para algum tipo de anúncio importante.

E o que a Bíblia diz ser igreja? Em Efésios 4.12, diz que o povo de Deus é o corpo de Cristo. Em João 15.5, as palavras de Jesus aos seus discípulos, os compara a uma videira, ou seja, ambos elementos vivos e dinâmicos.

Essa analogia traz um ponto de vista relevante, que é aprofundado em 1 Coríntios 12, quando o apóstolo Paulo fala de algumas características desse corpo vivo, e dentre elas, destaco as três abaixo.

A primeira, sua Pluralidade, “v.12 Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes.” revelando assim a diversidade do corpo, reconhecendo que somos diferentes uns dos outros.

A segunda, sua Interdependência v.12 ... E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo”. Somos diferentes, mas não autônomos. Nossas ações particulares, afetam a comunidade.

A terceira, a Responsabilidade v.27 Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo”. Diferentes, comunitários e responsáveis, pois nós somos o corpo de Cristo.

Eu sou e você é a igreja. Ela existe para o reino de Deus, que também é associado biblicamente a elementos vivos, o Fermento (Mateus 13.13) e uma Semente (Marcos 4.26).

A igreja é viva, assim como Deus é, e nós também somos. O lugar é importante, a instituição é importante e a agradabilidade também, contudo nada se compara à realidade de que Deus nos chamou para sermos parte do corpo de Cristo, eu e você, temos esse privilégio e o fazemos aqui na IPVM, uma pequena parte desse corpo, com toda a Responsabilidade, Interdependência e Pluralidade que nos são permitidas e apoiadas pela palavra de Deus.

Rev. Gustavo Bacha

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.