PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de setembro de 2013

DIA DA ESCOLA DOMINICAL

ANO LXXI - Domingo 15 de setembro de 2013 - Nº 3542

DIA DA ESCOLA DOMINICAL
“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns...”(Hb10. 25)

Cabe a Robert Raikes (1735-1811), nascido em Gloucester, Inglaterra e batizado na Igreja Anglicana, a ideia e a fundação da primeira escola dominical.

Um dia, saiu ele à procura de um jardineiro no bairro de Sooty Alley, quando deparou com um grupo de meninos maltrapilhos, brincando na rua. A esposa do jardineiro disse que, aos domingos, a situação era pior, pois as crianças que trabalhavam nas fábricas, de segunda a sábado, ficavam desocupadas, e com isto metiam-se em brigas e já começavam a ter problemas com vícios.

Raikes preocupado com o futuro de tais crianças, e cheio de amor, resolveu estabelecer uma escola gratuita para esses meninos de rua. Tendo o apoio de algumas senhoras e do Rev. Thomas Stock, Ministro Anglicano, deu início à escola contando com cerca de 100 crianças de seis a quatorze anos.

A primeira escola foi instalada na Rua Saint Catherine. Além de alfabetizar, ensinava os princípios da Palavra de Deus, formando assim o caráter daqueles meninos.

Já no Brasil, a Escola Dominical teve início com casal de missionários escoceses independentes, Robert e Sarah Kalley. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a Escola Dominical que é considerada a primeira em terras brasileiras. Embora tivesse apenas 5 crianças presentes nessa reunião, o trabalho floresceu e alcançou muitos e muitos lugares no nosso país.

O terceiro domingo de setembro foi a data reservada pela Igreja Presbiteriana para a comemoração do Dia da Escola Dominical

Que privilégio termos um lugar onde reunir para ouvir e aprender a Palavra de Deus! Mas nem sempre isto acontece. Quantos hoje acomodados estão deixando de congregar e, o que é pior, não têm investido na vida espiritual de seus filhos em casa, nem no que diz respeito a trazê-los à casa do Senhor.

Somos, às vezes, tão indolentes, em meio a tanta liberdade religiosa! Quantos países não têm abertura para se falar no cristianismo, nem tão pouco para ensinar os filhos a Palavra de Deus. Intercedamos por eles. Que Deus abençoe nossos irmãos perseguidos, que desconhecem esta bênção grandiosa de reunir com o povo de Deus, e tenha misericórdia de cada um de nós que, com tanta liberdade, por vezes tornamo-nos negligentes em fazer parte assiduamente dessa Escola tão abençoada e que tanta riqueza traz à nossa vida.

Alice Gotardelo Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.