PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de setembro de 2013

RUÍNAS

ANO LXXI - Domingo 22 de setembro de 2013 - Nº 3543

RUÍNAS

Não há como não acompanhar os acontecimentos que se desenrolam na Síria, sem que tenhamos algum sentimento de tristeza, perplexidade e, ao mesmo tempo, apreensão. A tristeza se deve ao fato de vermos centenas e milhares de pessoas civis serem atingidas pela insanidade dessa guerra, ceifando crianças e idosos. A perplexidade é por perceber a insensatez humana na disputa pelo poder, deixando de lado o maior valor que é o respeito à própria vida humana, expondo todos ao risco de morte. Já a apreensão se deve ao fato de ser aquela zona, um lugar de alta turbulência e de risco acentuado com relação a um conflito generalizado, envolvendo outros países com potencial nuclear.

De uma forma ou de outra essa situação nos atinge aqui no Brasil. Temos uma presença de sírios ou descendentes que chega a casa de milhões. Isso nos aproxima muito de tal conflito e nos faz sentir, bem de perto, a aflição daqueles que lá estão. Não se trata de questão religiosa, pois morrem e matam cristãos (ortodoxos, católicos e protestantes) e muçulmanos (xiitas, sunitas e alauitas).

Como cristãos devemos nos mobilizar em oração, para que haja cessação dos conflitos e se estabeleça a paz naquelas terras. Precisamos clamar ao senhor por graça e misericórdia sobre aquela gente, no sentido de poderem descansar dos horrores que essa guerra civil está causando. Necessitamos interceder ao Senhor para que mova os corações de todos envolvidos no conflito a encontrarem o caminho da paz. Que as potências estrangeiras deixem de interferir, seja para armar esse ou aquele lado, que os nativos possam se ver como irmãos e conterrâneos e se coloquem lado a lado em paz. Que estrangeiros financiados (seja por Arábia Saudita, Irã, Estados Unidos ou qualquer outro país) para ali atuarem guerreando, deixem a área e que a ONU possa realizar seu trabalho de ajuda humanitária e auxílio no controle da recuperação daquele país.

Oremos e instemos com o Senhor para que haja paz na Síria, cessando a mortandade, o êxodo e a destruição, a fim de que não restem apenas ruínas sobre as quais muitos continuarão chorando.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.