PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 8 de setembro de 2013

VERGONHA SOBRE VERGONHA

ANO LXXI - Domingo 08 de setembro de 2013 - Nº 3541

VERGONHA SOBRE VERGONHA

Fui, na semana passada, tomado por um duplo sentimento de vergonha. Devo dizer que não foi por ter eu assumido qualquer postura da qual pudesse me envergonhar. Trata-se de atitudes de elementos que, de alguma forma, trazem certa declaração de identificação comigo e acabam por me levar-me a “corar de vergonha”.

O primeiro atingido foi o de brasilidade, ou seja, o sentimento de ser brasileiro, de envergar essa nacionalidade, de haver nascido neste país e de nele viver toda minha vida. A vergonha veio com a decisão da Câmara dos Deputados em manter o mandato do deputado Natan Donadon, mesmo tendo sido este cidadão condenado, em última e final instância, a 13 (treze) anos de reclusão. O coletivismo, protecionismo, fisiologismo e corporativismo mais baixo e vil mostrou sua fase em tal decisão. Depois não se podia encontrar um deputado sequer, que assumisse, publicamente, haver votado pela não cassação do dito parlamentar. Nesse momento foi grande minha vergonha em ser brasileiro e ter uma casa legislativa que assim faz.

O segundo sentimento, está ligado ao mesmo caso, e é o de ser evangélico. Isso se deve ao fato de que (fui informado) o referido parlamentar condenado apresenta-se como evangélico. Minha reação foi: “Se ele é; então eu não sou”. Todos têm o benefício da dúvida, ou seja, são considerados inocentes até provado em contrário. Isso foi feito e a condenação de tal político pelo STF demonstrou sua culpa por corrupção (no mínimo), no uso de seu cargo e função políticos. Claro que não me envergonho do e nem por causa do Evangelho, mas a vergonha me toma quando pessoa com postura que enlameia o Evangelho se apresenta como evangélico. Tais posturas vão se tornando comuns e chega-se até orar agradecendo a Deus a propina que se conseguiu obter em negócio escuso. Foi grande minha vergonha em ser evangélico em tal momento.

Somos cidadãos brasileiros e cidadãos do céu (evangélicos). Devemos assumir postura condigna com tais cidadanias, rejeitando estas formas abjetas de conduta que maculam e mancham a brasilidade e a “evangelicidade”. O Senhor nos sustente e guarde em testemunho de fidelidade que honre o Nome Dele, para não sermos envergonhados, não envergonhar aos outros e, sobretudo, ao Senhor Jesus Cristo.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.