PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de agosto de 2013

OBRIGAÇÃO?

ANO LXXI - Domingo 25 de agosto de 2013 - Nº 3539

OBRIGAÇÃO?
“Josias... os obrigou a servirem ao Senhor” (2 Cr.34:33)

O texto sobre o rei Josias nos leva a refletir sobre uma situação muito oportuna, qual seja, até onde podemos estabelecer a validade de servir ao Senhor por obrigação.

A espontaneidade sempre foi vista, e ainda é, como uma grande virtude em nosso meio, que valoriza e enfatiza a autonomia e a liberdade humana. No entanto, existem aspectos e momentos em que se nos impõe o aspecto da obrigatoriedade, sem que haja ideia de ser ela inaceitável ou inadmissível.

Além do caso de Josias, lembramo-nos do apóstolo Paulo ao dizer: “Se anuncio o Evangelho não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação...”(I Co.9:16). Nesse caso o apóstolo Paulo deixa claro que compromisso assumido gera obrigatoriedade, ou seja, obrigação de fazer ou não fazer. Claro que faremos por decisão nossa, mas tal postura envolve caráter obrigacional, ou seja, o compromisso que assumi por livre iniciativa, determina realização de obrigações.

Não é diferente na vida cristã. Claro que ninguém pode ser obrigado a servir ao Senhor, mas uma vez que você assumiu (decidiu) o compromisso de servi-LO, passa a ter obrigações a cumprir.

Nossas obrigações são assumidas, em nosso sistema ou Igreja, quando fazemos a profissão de fé, quando somos ordenados a algum ofício, ou quando apresentamos nossos filhos ao batismo. Os membros têm obrigação de frequência aos cultos; os oficiais de serem exemplos neste sentido e os pais (incluindo mães) de trazer, no mínimo, ao culto e à Escola Bíblica Dominical os seus filhos. Não se engane (pais e mães), é SUA OBRIGAÇÃO trazer seus filhos à EBD e aos cultos, para deles participarem e receberem o reforço da educação cristã que á dada em casa. Compromisso feito gera responsabilidade e obrigação. Não sendo executados, deve-se aguardar a cobrança por parte dAquele que tem o direito de exigir o cumprimento de nossas promessas e obrigações. Pais e mães tragam seus filhos e filhas para o serviço sagrado com o mesmo zelo que os levam às escolas seculares. É sua responsabilidade e obrigação.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.