PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de fevereiro de 2019

SEJA FEITA A SUA VONTADE

ANO LXXVI - Domingo, 24 de fevereiro de 2019 - Nº 3826

Seja feita a sua vontade

Ninguém, absolutamente ninguém, gosta de ser contrariado. Isso é um princípio universal. Ter nossas vontades realizadas produz um sentimento de bem estar que pode ter várias fontes. Esse sentimento pode vir do poder de convencimento, da autoridade, da manipulação, do poder aquisitivo, das influências boas e más, enfim, as matrizes são muitas. O que não gostamos é da contrariedade.

Esses embates surgem em todas as idades da vida. Quando crianças aprendemos que muitas vezes podemos usar o choro, nem sempre acompanhado de lágrimas, para conseguir o que queremos. Quando adolescentes, usamos birra. Quando jovens, a arma da vez é a chantagem. Já adultos, usamos a manipulação ou a maledicência. E quando idosos, a paciência. Tudo isso para que seja feita a minha vontade.

Jesus, quando nos fala sobre a oração, nos ensina que devemos dizer “Faça-se a Tua vontade” (Mt 6.10). Essa expressão é altamente subversiva, pois ela nos coloca numa posição de submissão, diante de Deus. A única forma de encontrarmos contentamento nessa posição é exercendo confiança. Nossa afeição não é à submissão, mas à nossa vontade. Por isso, a oração de Jesus ao Pai, que submete nossa vontade à dEle, pode ser tão perturbadora e desconfortante. Afinal, como confiar se eu não sei o que vai acontecer? Como confiar sem que eu tenha “provas” de que o melhor vai acontecer? Como confiar sem que a insegurança, ansiedade, desconfiança e a incerteza assumam o controle dos meus sentimentos?

Para nos ajudar com estas questões precisamos ler o restante do verso que diz “assim na terra como no céu” (Mt 6.10). Essa afirmação de Jesus revela que Deus deseja fazer na terra, o que ele tem feito no céu. O céu é o modelo do Reino que deve ser estabelecido na terra e em nós. Na terra, somente Jesus obedeceu a Deus com plenitude. No céu, os anjos, em santidade, são o modelo que Deus deseja para a obediência dos homens.

O modelo está no céu, nosso alvo é o céu. Não é de se admirar que Jesus Cristo tenha incluído nessa oração a submissão, a obediência e o contentamento com a vontade de Deus para as nossas vidas, pois submeter a Ele é entregar o controle que nunca deveria ter sido nosso ao Criador. Afinal, Ele sabe o que é bom para todos nós.

Pr. Gustavo Bacha

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.