PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de fevereiro de 2019

QUAL É O NOSSO NEGÓCIO? (II)

ANO LXXVI - Domingo, 17 de fevereiro de 2019 - Nº 3825

Qual é o nosso negócio? (II)

No último artigo publicado semana passada (10/02/2019), eu comentei sobre qual seria o “nosso negócio”, me referindo a nossa missão. O que como discípulos e discípulas de Jesus, nós temos que fazer para sermos igreja em missão? E com base no texto de Mateus 28, vimos que o nosso negócio, a nossa missão, tem a ver com gente.

Hoje, continuamos o verso 19 “Fazei discípulos de todas as nações.” Esse mandamento, que possui uma construção verbal (fazei), que em nossa língua não permite uma tradução mais adequada, é o aoristo. Esse verbo não está condicionado a um tempo específico, passado, presente ou futuro, ele tem uma ação puntiforme, que poderia ser traduzido como “indo” uma ação contínua, ontem, hoje e amanhã. Ou seja, o processo de fazer discípulos não tem fim.

Por isso, a segunda característica do “nosso negócio”, é promover fidelidade a Jesus e não a nós. Fazer discípulos de todas as nações, não quer dizer que eles se submeterão a nós ou ao nosso sistema religiosos, mas a Jesus Cristo. É inaceitável lideranças cristãs, que subjugam seus liderados, ofuscando o mandamento e os aprisionando em um sistema de crenças que gira em torno de suas vontades.

A terceira característica do “nosso negócio” é a comunicação da Palavra de Deus: “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (v.20). Ensinar a guardar as coisas que Jesus tem ordenado, isso é comunicação, que exige inteligibilidade, que é um dos princípios elementares do processo de comunicar. O outro precisa entender aquilo que está sendo comunicado. Em um mundo tão conectado e integrado, onde o alcance das nossas ações on-line possui dimensões intercontinentais, fazer discípulos de todas as nações e ensiná-los a guardar os ensinos de Deus, está mais acessível do que nunca.

Hoje, nós transmitimos o culto on-line, alcançamos pessoas de todo o mundo, temos dominicalmente, mais de 30 pessoas assistindo os cultos ao vivo e centenas de pessoas participando do culto durante a semana. Olhar para esse tipo de ação é entender que isso tem a ver com o nosso negócio, com a nossa missão, com o mandamento de Jesus. Com isso desejamos que essas pessoas aprendam de Cristo e sejam discípulos(as) dele e não de nós ou do nosso sistema religioso e aprendam as palavras de Jesus.

Faça discípulos, presencialmente ou virtualmente. Não se limite aos seus vizinhos, influencie pessoas com os ensinamentos de Jesus. Use sua vida para cumprir a missão que o Senhor nos deu, fazendo isso nós estamos cumprindo o nosso “negócio”.

Pr. Gustavo Bacha

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.