PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 3 de fevereiro de 2019

MARIANA, BRUMADINHO E GEENA

ANO LXXVI - Domingo, 03 de fevereiro de 2019 - Nº 3823

MARIANA, BRUMADINHO E GEENA

Há pouco mais de 3 anos, o rompimento da barragem de Mariana (MG) causou a maior catástrofe ambiental do país, matando 19 pessoas, destruindo rios, florestas, matas ciliares, fauna e flora afetadas. O distrito de Gesteira, em Minas Gerais, foi completamente destruído, sumindo literalmente do mapa. O volume de rejeito de minério foi tanto, que tomou conta do Rio Doce, chegando até o litoral capixaba, que está a mais de 600Km de Mariana. Até hoje, o rio sofre com as consequências desse crime ambiental.

Na semana passada, rompeu a barragem em Brumadinho (MG), até hoje (30/01) somam 84 corpos localizados e 276 pessoas ainda permanecem desaparecidas. Os números de vítimas são impressionantes. Somando-se a eles, ainda há os desabrigados que provisoriamente perderam suas residências. Os impactos ambientais ainda são incalculáveis, pois a lama corre em direção aos rios de maior afluência, podendo atingir o São Francisco.

Essas duas catástrofes possuem um paralelo com a vida espiritual muito próximo. A Bíblia diz que o pecado afetou toda a criação (Rm 8.22) causando uma contaminação no propósito original de Deus para ela e também uma ruptura no relacionamento com Ele. O pecado causou destruição natural e morte. O rompimento das barragens de rejeito também, encheram belas paisagens, rios e matas, com rejeito de minério, uma lama, densa e espessa que contaminou a natureza e matou diversas pessoas.

O Salmista Davi, quando relembra o seu passado, diz as seguintes palavras “Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama”, sua referência com essas palavras está em seus pecados. A situação de uma vida que nasce nesse mundo contaminado pelo pecado é essa, nasce na lama, cresce na lama e muitas vezes morre na lama. Essa sujeira não pode ser removida com um banho em água quente, ela só pode ser lavada pelo sangue de Jesus (1Jo 1.7).

Nós moradores de São Paulo, não seremos atingidos pela lama das barragens das cidades de Mariana e Brumadinho, “estamos em segurança” aqui. Contudo, a lama do pecado já nos atingiu e ela não se limitou as barreiras geográficas. Estamos soterrados até o pescoço, a única maneira de nos livrarmos é fazer como o Salmista:

"Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos." (Salmo 40.1,2). Jesus possui o sangue que pode nos purificar do pecado e Ele é a Rocha que nos dá segurança e vida eterna. Ah, o Geena. Ele é o lugar de todos que morrem soterrados na lama do pecado e que não foram lavados em Cristo, o Senhor.

Pr. Gustavo Bacha

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.