PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de abril de 2017

ONDE ESTÁ?

ANO LXXIV - Domingo, 16 de abril de 2017 - Nº 3729

ONDE ESTÁ?

A pergunta que aparece acima pode ser vinculada ao momento em que Maria Madalena vai até ao sepulcro onde Jesus havia sido posto, ou seja, o local no qual seu corpo fora depositado, e não o encontrando afirma: “tiraram do sepulcro o Senhor e não sabemos onde o puseram” (João 20:2). De fato, a narrativa em João, parece indicar o fato de que ela não sabia o que ocorrera ao corpo de Jesus, nem para onde o haviam levado. Este episódio ocorreu no tempo da celebração da Páscoa dos judeus, quando o cordeiro pascal era morto em sacrifício simbólico para perdão dos pecados no templo em Jerusalém.

Naquela vez, houve outro sacrifício, de outro “cordeiro”. Não mais um animal, porém o Filho de Deus, Jesus, sendo Ele o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29) sacrificado pelo perdão de nosso pecados. No entanto, diferentemente dos cordeiros anteriores, Jesus não ficou morto, mas ressuscitou e ressurgiu de entre os mortos com poder e glória, deixando um sepulcro vazio ao terceiro dia. Maria indaga de Jesus ressurreto, a quem não reconhecera: “onde o puseste?” De outra forma: “onde ele está?”. Maria Madalena estava equivocada em relação à ausência de Jesus, pois Ele ressuscitara, estabelecendo uma nova compreensão sobre o que passaria a ser a Páscoa.

Em nossos dias parece-me que a pergunta volta com força total: “onde está?” O motivo é simples, devido ao fato de se ter feito Jesus ausente da celebração da Páscoa sem ressurreição, sendo somente e apenas páscoa desfigurada, onde não há cordeiro imolado, não há sangue derramado, não há cruz. Portanto, não há perdão, não há propiciação, não há remição de pecados. Onde não há túmulo vazio, morte derrotada ou triunfo pleno e esplendor de glória, apenas coelho, ovos e chocolate. Então a pergunta é: Onde está Jesus na páscoa que se celebra atualmente? Ele precisa ser redescoberto, novamente lembrado, para que se possa restaurar o verdadeiro sentido do “Cordeiro Vencedor”. Aleluia Jesus ressuscitou. Assim seja.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.