PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de abril de 2017

FAIR PLAY

ANO LXXIV - Domingo, 23 de abril de 2017 - Nº 3730
“FAIR PLAY”

A expressão de língua inglesa que dá título a este pequeno escrito pode ser traduzida livremente por “jogo limpo” ou “jogo honesto”. E´ uma expressão muito conhecida no universo dos esportes, sendo a busca constante por uma disputa limpa, honesta, honrada e sem prática de violência, desonestidade, dolo ou subterfúgios para se lograr a vitória. Muitos pensam ser um “mundo ideal”, mas sem chance alguma de se materializar ou vir a se tornar real.

Em partida de futebol realizada no último domingo aqui em São Paulo houve uma manifestação de “fair play”, quando um jogador percebeu o equívoco do árbitro ao punir um adversário em certa disputa pela bola. A penalização havia sido um cartão amarelo ao suposto infrator. A pena foi cancelada quando o autor do fato afirmou ter sido ele a atingir o próprio companheiro por acidente. Tal atitude tornou-se algo notório e de comentário amplíssimo. Não vou comentar as considerações de um companheiro de clube deste jogador ao analisar a atitude do colega e companheiro, como que o repreendendo por tal fato. Caráter é algo que se tem e se demonstra, não que se imponha. Se o atleta que não foi punido vier a fazer um gol decisivo para vitória de seu time na próxima partida contra o que o ajudou, como será? Não sei. No entanto, sei que a atitude foi correta e digna de elogio. Espanta-me o fato de que a atitude correta tenha tanta repercussão, indicando que a moral e a ética em nosso mundo estão em total decadência.

Não sei qual a formação religiosa deste jogador. Mas, a mim soa como grande exemplo de postura ética que deve ajaezar ou compor a vida e conduta daqueles que servem e amam a Jesus. Nós, como cristãos, devemos assumir postura que reflita a integridade, honradez e honestidade, mesmo que gere sobre nós alguma forma ou tipo de prejuízo. Devemos e precisamos ter consciência de nossa responsabilidade e engajamento com o correto, certo e ético para a glória de Deus e louvor de Jesus, cumprindo o dito na Palavra de Deus: “O que mentia não minta mais, antes fale a verdade...o que furtava não furte mais, antes trabalhe com as próprias mãos” (Ef.4 25 e 28), sendo “irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.” (Fp.2:15). Que assim seja por Cristo e para a gloria DEle. Amém.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.