PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de novembro de 2016

ABUSO DE AUTORIDADE

ANO LXXIV - Domingo, 27 de novembro de 2016 - Nº 3709

ABUSO DE AUTORIDADE

Penso que se houvesse uma pesquisa abrangente e séria sobre o tema “abuso de autoridade”, a resposta da maioria haveria de ser em desfavor de tal prática, ou seja, as pessoas não admitem que haja “abuso”, exagero ou excesso no exercício da autoridade, ultrapassando os limites da lei, do direito e da justiça, subtraindo direitos do cidadão ou desconsiderando sua condição de amparo sob o manto da lei. O abuso de autoridade, em qualquer esfera ou área, deve ser, em princípio, rejeitado ou rechaçado por colocar em risco a estrutura básica do direito do cidadão.

Tramita (em regime de urgência) no Senado Federal projeto sobre abuso de autoridade. Tal projeto foi proposto pelo presidente daquela Casa Legislativa, tendo como foco penalização criminal e pecuniária dos agentes responsáveis por investigação e ou ação criminal (policiais, delegados, promotores e juízes) que agirem em desconformidade com a lei. No entanto, pelo que se vê, não se trata de interesse movido pelo fato de alguns cidadãos comuns estarem sendo atingidos pela suposta exorbitância e truculência das autoridades constituídas, parece ser por medo e temor de serem eles (legisladores) atingidos por investigações que lhes possam comprometer e levar a condenações, como temos visto acontecer com figuras de elevado escalão na esfera política e empresarial do país, coisa que seria inimaginável há algumas décadas atrás. Os resultados das investigações têm sido de grande valia e gerado uma aprovação clara por parte da sociedade, tendo em vista o propósito saneador nas instituições de nosso País. Além do mais, já existe previsão legal para a penalização em caso de “abuso de autoridade” comprovado, bem como a chamada “contaminação das provas”, acarretando risco de nulidade do processo se provas forem coligidas de forma contrária à determinação legal. O responsável pela proposta e sua “urgência” é alvo de sete investigações, podendo ser feito réu em uma ou mais delas. Não significa que seja culpado delas, mas parece ser algo ligado a interesse próprio. Como se diz: “não basta a mulher de César ser honesta, precisa, também, parecer honesta”.

Temos orado para que Deus mude a “face deste país” no sentido da honestidade, integridade e lisura. Estamos chegando a um ponto de saturação em relação a tantos escândalos de corrupção. Não nos omitamos neste processo, clamemos a Deus e, se necessário for, voltemos às ruas para fazer valer a voz da responsabilidade e da justiça.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.