PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de novembro de 2016

COISA BOA

ANO LXXIV - Domingo, 13 de novembro de 2016 - Nº 3707

COISA BOA

... Abias... se achou nele coisa boa para com o Senhor...” ( I Reis 14: 13)

O texto acima faz referência a Abias filho de Jeroboão, rei de Israel. Não deve ser confundido com Abias filho de Roboão- rei de Judá (15: 1). É destaque o que se diz sobre esse filho de Jeroboão ressaltando haver sido achada nele “coisa boa para com o Senhor”. É interessante que se trata de um menino e que adoecera, vindo a morrer de tal enfermidade (14:1), mas, de alguma forma, este menino foi o único da casa de Jeroboão a ser enterrado, pois os demais foram devorados pelos cães ou aves (11). Jeroboão foi um rei idólatra em Israel e conduziu o povo ao pecado, perversão e idolatria. No entanto, surpreendentemente, houve no coração de seu filho Abias “coisa boa para com o Senhor”.

O nome dele (ainda que tal fato não seja determinante de expressão de vida) tem significativa importância, pois o sentido é “Iavé é pai”, isto é, Deus é pai. Claro que não foi apenas algo do nome o elemento a lhe dar este destaque nas Escrituras e se “achar nele coisa boa”, nem tampouco o privilégio de ser honrado com sepultura digna. Seu pai, como disse, era idólatra e sua mãe (egípcia) era, igualmente, pessoa que não tinha vínculo com o Senhor. Como foi então que tal fato se tornou presente na vida de Abias? É um mistério sem indicação clara na Bíblia com relação à sua solução. No entanto, podemos admitir duas possibilidades: a primeira poderia se cogitar que fosse um bebê e, como tal, salvo pela graça de Deus na Pessoa de Cristo, a qual nos livrou de toda condenação gerada pelo pecado de Adão, portanto, a “coisa boa” seria a graça redentora em seu coração; a segunda poderia ser o fato de haver sido instruído sobre a genuína e verdadeira fé em Iavé, levando-o, mesmo sendo menino, a entregar-se a Ele e tê-lo como seu Senhor. Caso a hipótese verdadeira seja a segunda, a pergunta é como isso teria acontecido sendo o pai e a mãe idólatras? A resposta estaria na influência recebida de uma criada ou algum instrutor temente a Deus. Neste caso podemos perceber a importância da influência nossa sobre os meninos e meninas em sua formação. Pais, mães, professores de criança da EBD, plantonistas do berçário, participantes dos “cultos infantis”, empregadas domésticas e ou professores (as) vejam que coisa maravilhosa (mas que responsabilidade) a possibilidade de ser instrumento de salvação de uma criança (menino ou menina), levando-o a conhecer a Deus e fazendo com que possa haver em seu coração “coisa boa para com o Senhor”. Creia, invista, ore e clame por aqueles que você tem podido orientar, educar, criar ou instruir, a fim de que Deus realize a obra de salvação na vida deles.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.