PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de novembro de 2016

AS COISAS IAM MAL

ANO LXXIV - Domingo, 06 de novembro de 2016 - Nº 3706

AS COISAS IAM MAL

“[...] lhe chamou Berias, porque as coisas iam mal na sua casa” (I Cr.7:23).

Temos, em nosso texto transcrito acima, um péssimo exemplo em relação à escolha de nomes para os filhos. O nome é derivado da palavra cujo sentido é, de fato, indicativa de que “iam mal”. Temos a informação (versos anteriores) de que circunstâncias muito difíceis haviam atingido a vida daquela família, ou seja, dois filhos haviam sido mortos quando do roubo de gado da família. Sem dúvida que esta tragédia e expressão da cobiça e violência humanas são terríveis e traumatizantes, mas, não se justifica que certo filho tenha, ao longo da vida, de sustentar pecha tão terrível, como um marco de lembrança de desgraça e amargor. Faltou sensatez àquele pai ao dar tal nome a seu filho.

Além deste aspecto ligado à escolha infeliz do nome para o filho, devemos atentar para o aspecto existencial ligado à situação daquela casa. Parece ser algo a refletir a condição de muitos lares, mesmo em nosso contexto e ambiente cristão. As coisas vão mal dentro de casa. Os relacionamentos estão se quebrando ou se tornando sem sentido e com pouca profundidade. A solidariedade e companheirismo vão desaparecendo, as rusgas, desconfianças, infidelidades, maus tratos, entre outras tantas maneiras de agir se tornam mais e mais comuns no seio da família, fazendo-nos exclamar: as coisas vão indo mal dentro de casa.

É preciso e necessário que despertemos para a urgência de ajustarmos as coisas dentro de nossa casa, não só para evitar que venham a “ficar ruins”, mas para poderem ser recuperadas e restauradas caso estejam nesta condição infeliz. A família, o lar, a casa estão sob ataque ferrenho das forças de destruição dos princípios e ensinos bíblicos. Muitos estão sucumbindo por negligência, apatia e falta de vida e firmeza em Cristo. As brechas e oportunidades estão sendo dadas aos inimigos de nossas vidas e de nossas famílias e eles não descansam, nem se acomodam no seu propósito danoso e destrutivo de ver “as coisas irem mal” em nosso lar. Postemo-nos com dependência de Deus, firmeza nos princípios de Sua Palavra e amor por Sua Cruz e colhamos com alegria a bênção de dizer: “as coisas vão bem em minha casa”. Amém.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.