PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 2 de outubro de 2016

SOCIEDADE CAÓTICA

ANO LXXIV - Domingo, 02 de outubro de 2016 - Nº 3701

Sociedade Caótica

Em muitos aspectos poder-se-ia aplicar o título desta matéria ao contexto de nossa sociedade ocidental "pós-moderna". Se pensarmos no ambiente das manobras políticas, nos aspectos de desenvolvimento sem sustentabilidade e ou controle adequados, no avanço da violência urbana por meio de uso de ações terroristas em grupo ou por agentes solitários, ou aumento da violência por questões sociais e econômicas. Mas, penso que o aspecto mais evidente de tal caos e confusão se instala na esfera da ética ligada à família e ao casamento.

Neste sentido fiquei pasmo com notícia veiculada esta semana de ocorrência no Equador. Um casal de "transgêneros" (não transexuais) que vive junto por mais de um ano, acabou de ter um filho, e isto por via normal, ou seja, sem necessidade de inseminação artificial, "barriga de aluguel" ou algo do gênero. O caso é o seguinte: João (nome fictício) nasceu homem, mas assumiu a condição feminina e se tornou Joana; Maria (nome fictício) nasceu mulher, mas assumiu a condição masculina e se tornou Mário. Puderam casar-se já que são homem e mulher e a lei permite (óbvio) o casamento de pessoas de sexos diferentes. Ocorre que desejaram ter filho e então aconteceu que Mário (nascido Maria) ficou "grávido" de Joana (nascido João). Assim, quem deu à luz foi o "pai", que fora "engravidado" pela sua "esposa".

Conviver com tais situações será, infelizmente, cada vez mais comum em nosso contexto. Como Igreja, Corpo de Cristo, teremos que nos posicionar para responder às questões levantadas neste ambiente e conjuntura. Veja que são homem e mulher e casados. Situações inimagináveis há poucos anos passados, mas que agora se tornam parte de nosso dia-a-dia em nosso meio ocidental e "cristão". Nós (na casa dos 60 ou mais) estamos vendo o início de algo com o qual nossos filhos e netos terão que conviver e suportar. Talvez, para eles, venha a se tornar corriqueiro, normal e comum e não causar qualquer dificuldade e embaraço, o que será muito triste para nós. Já se disse que nos preocupávamos com que planeta deixaríamos a nossos filhos, mas agora preocupamo-nos com que filhos deixaremos para este planeta. "Sal da terra e luz do mundo" o desafio continua cada vez mais intenso e extenso para nós Igreja de Cristo.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.