PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de setembro de 2016

MUDANÇAS

ANO LXXIV - Domingo, 25 de setembro de 2016 - Nº 3700

Mudanças
 
"Ele converteu rios em desertos, e mananciais em terra seca [...] Converteu o deserto em lençóis de água, e a terra seca em mananciais" (Salmo 107: 33 e 35).

Os textos acima transcritos, presentes no mesmo salmo, são chocantes para nós e nos trazem uma sensação de insatisfação, pois revelam um aspecto com o qual não gostamos de nos deparar, ou seja, a mudança que implica em desassossego, incômodo, dificuldade e sofrimento. Claro que nos alegramos e nos regozijamos com o fato de Deus transformar nossos desertos em rios e a terra seca e árida em mananciais de águas cristalinas e abundantes - figura linda. Mas, ao nos depararmos com a situação ao inverso torna-se difícil assimilar tal circunstância, ou seja, o rio feito deserto e o manancial tornado terra seca. Há, inclusive, os que firmemente negam o fato de que o Senhor faça isso, insistindo que tal atitude não se conforma com o caráter gracioso de Deus e que mudanças desta ordem não têm nada com o agir do Senhor.

A vida não é só deserto (graças a Deus), nem tampouco apenas manancial. Ambos se mesclam e os temos alternadamente em nosso viver. Louvado seja Deus porque a maioria de nós tem muito mais tempo de manancial que de deserto, mas o problema é que o deserto nos afeta muito mais, posto que
a restrição, a privação e a tribulação nos angustiam, fazendo os desertos se tornarem tempo e espaço quase infinitos, inacabáveis em nosso modo de ver.

A tortura do deserto (mesmo que por tempo menor que o dos mananciais) é sufocante e nos leva a esquecer do privilégio que vivenciamos desfrutando dos rios, nascentes e fontes em nosso viver. Oramos no deserto para Deus convertê-lo em manancial e Ele, por graça e bondade, o faz. Mas, devemos estar atentos para o fato de que Ele poderá, por vontade DEle, mudar nossos suaves e tranquilos regatos em terra seca. Por quê? Pergunta inquietante. Nem sempre haverá resposta em nós e conosco para ela. Precisamos apenas ter consciência de que mudanças, de uma forma ou de outra, estão sob a condução de nosso Senhor. Difícil, mas verdade.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.