PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de outubro de 2016

AMIGO DO REI

ANO LXXIV - Domingo, 16 de outubro de 2016 - Nº 3703

AMIGO DO REI
“[...] Zabude, filho de Natã, era ministro, amigo do rei [...]”. 1 Reis 4:5.

Lendo, mais uma vez, o livro dos Reis de Israel me deparei com esta expressão que tem caracterizado situação de possível favorecimento e apadrinhamento dentro das estruturas de governo. Pensei então comigo: A situação de favorecimento e inserção em cargos de mando nos governos não é coisa de nossos dias e nem apenas do Brasil, é coisa de longo tempo e de outros lugares; é algo enraizado no ser humano. Não é comum que um mandatário (rei, presidente, governador, etc) coloque um adversário ou inimigo para conduzir atividades em seu governo, embora Lincon tenha feito isto com sucesso, e Juscelino aqui no Brasil, ao construir Brasília, também o fez. Mas, o costumeiro é que tenhamos pessoas “amigas” em cargos de governo onde sejamos o mandatário.

A prática de se colocar “o amigo do rei” em cargos públicos não é, necessariamente, um mal, ou algo reprovável. O grande problema é que tal situação, em muitas das vezes, desconsidera o critério da competência e capacidade, alçando alguém a cargos de comando e chefia apenas pelo fato de ser “amigo do rei”. Claro que o resultado é previsível e com prejuízos sérios ao desenvolvimento e progresso, além de riscos sérios e reais quanto ao abuso do poder e dilapidação da coisa pública, incluindo o erário. No contexto da administração pública esta filosofia do “amigo do rei” pode ser uma tragédia.

No entanto, é renovador pensarmos no fato de que nos tornamos “amigos do Rei”, por graça DEle mesmo. É o que Jesus nos fala: “Já não vos chamo servos [...] mas tenho-vos chamado amigos...” (João 15:15), apontando o fato de nos valorizar sobremaneira por seu amor e bondade. Não somos apenas servos, mas, amigos. Que privilégio. Devemos, porém, entender que tal fato não nos pode levar a agirmos pensando estarmos (devido a tal amizade) livres para fazermos o que quisermos, e se houver “problemas” é só dizermos: “sou amigo do Rei”. Jesus nos afirma: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando” (João 15:14), portanto, fica claro que o sermos “amigo do Rei” está jungido ao fato de fazermos aquilo que Ele nos tem ordenado. Nossa conduta, assim, será eticamente irrepreensível e nosso testemunho digno do Rei de quem temos o privilégio de sermos chamados amigos. Honremos tal amizade com nossa vida e testemunho.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.