PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de outubro de 2016

CHAGAS DO CORAÇÃO

ANO LXXIV - Domingo, 23 de outubro de 2016 - Nº 3704

CHAGAS DO CORAÇÃO
“[...] conhecendo cada um a chaga do seu coração [...]”

O rei Salomão ao consagrar o templo por ele construído, em sua oração de dedicação, fez a declaração que temos acima. A afirmação está ligada ao exercício da oração que as pessoas fariam ao Senhor na vinculação com aquele lugar de adoração, ou seja, o templo de Jerusalém. As pessoas orariam e suplicariam com mãos voltadas para aquele lugar, tendo ciência das chagas existentes em seus corações.

Chaga nada mais é que uma ferida aberta. Um ferimento costumeiramente profundo e não cicatrizado em processo de sangramento e acompanhado de dor. Não é um quadro muito alentador pensarmos em um coração chagado. Não se trata de ter mal de chagas no coração, mas de seu coração estar tomado por algum (alguns) tipo (s) de ferimento (s) que se mantém aberto, trazendo-lhe profunda dor e aflitivo sofrimento de alma e de corpo. Torna-se, muitas vezes, difícil avaliar quais sejam as chagas piores; as do corpo ou as do coração.

As chagas devem ser tratadas com o propósito de serem curadas, levando ao término do sofrimento, dor e aflição. Não é natural que desejemos ver a permanência das chagas abertas e nunca curadas. O rei Salomão fala de “cada um conhecer” sua chaga, ou seja, admitir a existência dela, não querer ocultar ou esconder, mas com coragem e humildade reconhecê-la, admiti-la e buscar sua cura.

Há muitos medicamentos para tratar as chagas físicas trazendo a cura e cicatrização. Para a chaga do coração o remédio é a graça de Deus. A ferida aí existente seja a perda de alguém, o desemprego, a queda moral ou a mágoa contra alguém (inclusive Deus), só terá a cura quando houver aplicação do remédio divino. Não feche seu coração ferido e machucado (a chaga só irá piorar). Abra-o diante do Senhor, fazendo isso, como disse Salomão, em oração para receber o remédio e a cura da parte de Deus. A doença de Chagas que atinge o coração ainda não tem cura, mas a chaga de seu coração o Senhor Jesus pode curá-la. Louvado seja o Senhor.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.