PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de fevereiro de 2016

MAL SEMPRE MAU?

ANO LXXIII - Domingo, 28 de fevereiro de 2016 - Nº 3670

MAL SEMPRE MAU? (Gn. 50:20)

A questão do mal, sua origem, existência, incidência, alcance e outros aspectos ligados a ele sempre foram alvo da indagação humana, desde tempos antiquíssimos dos quais se tem algum registro oral ou escrito. Não é diferente com os cristãos (e não cristãos) ainda nos dias de hoje. Esse assunto é, para quase todos, inquietante e incômodo devido às suas implicações e desdobramentos. Em princípio, a todos parece que o mal é sempre mau, no entanto, pode não ser assim. Vejamos quatro situações possíveis:

a) Coisas boas (bem) acontecem a pessoas boas. Essa nos parece a correta e como sempre deveria ser, havendo justiça e coerência.

b) Coisas boas (bem) acontecem a pessoas ruins. Embora não seja o ideal para nós, ainda admitimos (com certo incômodo) esta situação, mesmo entendendo não ser a mais justa.

c) Coisas ruins (mal) acontecem a pessoas boas. Tal situação é a que traz mais insatisfação, angústia e, muitas vezes, revolta. É injusta e inadmissível tal situação. É o que se pensa na maioria das vezes.

d) Coisas ruins (mal) acontecem a pessoas ruins. Neste caso a situação é adequada (na visão geral), pois há punição (retribuição) justa com o mal a quem agiu mal. Retribuição devida e justa pelo mal praticado.

Nas quatro posições anteriores pode-se ver que o problema do mal só causa embaraço, de fato, em apenas uma delas, a saber, a letra “c” e demanda tentativa de explicação, mas sem muito sucesso, na maioria das vezes. Porém, na letra “d”, o mal não é mau; é visto, na verdade, como bem. A pessoa que tem praticado o mal deve receber a justa punição (prisão, doença, morte, etc.), vendo-se tal penalização como boa. Mas, embora seja boa como recompensa punitiva pelo mal praticado, não deixa de ser algo ruim (gera dor, sofrimento, tristeza, etc.). Assim, o enforcamento dos responsáveis pela morte e sofrimento de milhões de judeus, ciganos, negros e deficientes no período nazista foi visto como algo justo (bom). Então o problema não é o mal em si mesmo, mas sua manifestação em determinadas circunstâncias. Pense: o inferno é mau ou bom? A questão volta à tona: o mal é sempre mau?

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.