PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de março de 2016

ZOMBARIA E DEBOCHE

ANO LXXIII - Domingo, 06 de março de 2016 - Nº 3671

ZOMBARIA E DEBOCHE

Os soberbos zombam continuamente de mim” (Salmo 119:51)

Evidente que o salmista não vivia no Brasil de 2016 quando registrou o que lemos acima. Mas parece ter ele o mesmo sentimento que existe em nós brasileiros com o mínimo de senso de decência, dignidade, integridade, honradez e honestidade. Ao olharmos fotos, ou acompanharmos reportagens com tomadas do casal de publicitários detidos e presos pela Polícia Federal na Operação “Lava Jato”, o sentimento que temos é este: estão zombando de nós. O sorriso de deboche e escárnio, o jogo de cena com as mãos para trás (simulando estarem algemados) enquanto são conduzidos é algo de fazer as entranhas se revolverem. A pergunta é esta: Até quando? A impressão que se tem é de certeza de impunidade, ou seja, de não condenação, ou pior, de não ter cometido delito ou crime passível de punição e prisão. Só prisão? É pouco. Precisa haver apreensão de bens e restituição integral de valores adquiridos de modo impróprio e indevido. “Digno é o trabalhador de seu salário”; então, se trabalham bem, se são bons profissionais e vendem uma imagem de políticos que não corresponde à verdade, mas que muitos compram como fazem com outros tantos produtos, merecem receber pelo trabalho feito. Mas, como qualquer outro brasileiro, dentro da legalidade. A zombaria e o deboche estão presentes.

Parece que tal atitude faz parte da vida dos que têm se beneficiado de posição ou cargos que detiveram anterior ou atualmente. Todo cidadão tem o direito de defender-se e de contrapor-se à alegação que contra ele se levanta (contraditório). Mas esquivar-se de comparecer para prestar esclarecimento, contratar uma horda de advogados para articular alguma forma de evadir-se à responsabilidade de comparecer ante as autoridades para prestar esclarecimentos ou depor, e alegar “perseguição” ou “motivação política” de tais agentes, e até conseguir a substituição deles, alegando que estão “incomodando” ou deixando que investigações cheguem muito perto “de mim” é zombar e escarnecer. Compareça, esclareça, desanuvie, desobscureça, deslinde, afaste as suspeitas e as sombras, mas, por favor, pare de zombar, debochar e escarnecer. Creio que há uma “justiça maior” à qual terão de dar contas, mas desejo que a daqui da terra seja, também, satisfeita. Chega de zombaria e deboche. Deus nos ajude e tenha misericórdia.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.