PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de fevereiro de 2016

SOB A LEI OU ACIMA DELA?

ANO LXXIII - Domingo, 21 de fevereiro de 2016 - Nº 3669

SOB A LEI OU ACIMA DELA? (Rm.6:14)

Estamos vendo nos dias atuais em nosso país uma situação deveras interessante, embora indicativa do despudor de algumas pessoas, ou segmento da sociedade que, devido à posição que ocupam ou ocuparam, ou por pertencer e integrar a determinado clã ou grupo partidário, veem-se como intocáveis, ou imunes às demandas da lei diferentemente dos demais reles seres humanos brasileiros, os quais são obrigados a se submeterem às determinações da Lei e a ela (lei) responder. Algumas “vestais” que não podem ser intimadas a depor são vistas como se fossem seres divinais pairando acima de toda e qualquer instrução legal aplicada aos pobres mortais. Asseclas e apaniguados que se abrigam sob a sombra de tais seres que se julgam imunes e isentos, beneficiando-se de posições de mando que têm ou tiveram, logo se arvoram em defesa de tais indivíduos, evocando (pasmemos) os ditames da Lei, mas cujo propósito é dizer que seus “gurus” não podem sofrer o absurdo de serem intimados a depor.

O texto de Paulo até fala de não “estarmos debaixo da lei”, mas é claro que a hermenêutica mostra não se tratar da lei cível ou criminal, mas, sim, da Lei dada a Moisés, que encerrou tudo sob o pecado devido à incapacidade do ser humano em cumpri-la. Nós, por estarmos em Cristo pela fé, não temos sobre nossa cabeça mais a imposição de condenação, pois o sangue de Cristo nos purifica de todo pecado. Até mesmo o Filho de Deus, Jesus Cristo, submeteu-se à Lei e a cumpriu em nosso lugar, deixando claro que ninguém pode considerar-se acima da lei ou dispensado de sua observância, a fim de poder ser justificado ou declarado sem delito. Jesus cumpriu a Lei por nós e nos livrou da maldição (condenação) que ela traz; e nós, pela fé em Cristo, pudemos receber os benefícios de tal cumprimento, fazendo-nos livres e declarados justificados, recebendo o perdão. Portanto, na esfera da fé, não estamos nem sob e nem acima da Lei, mas a cumprimos na Pessoa bendita e gloriosa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a quem toda a honra é tributada.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.