PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de fevereiro de 2016

“APOCALIPSISTAS” DE PLANTÃO

ANO LXXIII - Domingo, 07 de fevereiro de 2016 - Nº 3667

“APOCALIPSISTAS” DE PLANTÃO

Estamos vivendo um momento de certa efervescência em relação ao problema causado pela infestação do mosquito transmissor de algumas doenças, a saber, a dengue, shicungunya e zika. Doenças que se disseminam devido ao contágio por picada do mosquito portador dos vírus. São cerca de 123 países no mundo com a presença do mosquito e com manifestação de tais doenças. A proporção agora, no Brasil, começa a alcançar dimensões de epidemia e o crescimento e manifestações em outras partes do mundo (Europa) fazem com que as autoridades mundiais se coloquem em alerta e promovam medidas na tentativa de controlar ou conter tal avanço, como foi feito com o ebola.

Neste sentido, infelizmente, há os catastrofistas e apocalipsistas de plantão para verem em tais fatos o retorno iminente de Jesus à terra. Chegam quase a dizer “glória a Deus” por tudo isso. Alguns, por haver o foco de maior risco ser direcionado para as mulheres grávidas, não têm dúvidas em dizer tratar-se do que Jesus afirmou: “Ai das grávidas naqueles dias...” (Mateus 24:19) como se isso fosse algo ligado à profecia sobre a volta de Jesus.

Pragas, doenças e outros problemas fazem parte da história da humanidade desde os primitivos registros de sua existência. A palavra de Jesus é que haveria uma intensificação de tais condições em tempos que antecederiam sua volta, mas jamais afirmou que isso seria fator determinante para seu retorno. Além disso a afirmação relativa às grávidas não diz respeito à volta gloriosa de Jesus, mas ao cerco de Jerusalém e sua invasão no ano 70 pelas tropas romanas, que não respeitaram nem as grávidas, matando-as sem nenhum dó.

Portanto, evitemos imaginar que o desastre ambiental em Mariana, a proliferação do mosquito e o consequente crescimento de contaminação, os desequilíbrios no clima, entre outros, sejam fatores determinantes da volta de Jesus, ou elementos inspiradores de anunciarmos que “Jesus está voltando”. Não engane e nem se deixe enganar; tais fatos não são “presságios” deste glorioso e inigualável evento a ser visto na história da humanidade; a volta triunfal de Jesus Cristo. Jesus voltará. Estejamos preparados, mas não sejamos ignorantes acerca de tal evento. Busquemos a instrução pelas Escrituras para não sermos levados “de um lado para outro com qualquer vento de doutrinas” (Efésios 4:14).

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.