PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de julho de 2015

ESCOLHAS

ANO LXXIII - Domingo, 26 de julho de 2015 - Nº 3639

ESCOLHAS

Poder escolher é um grande privilégio que Deus nos concedeu e bem ou mal fazemos milhares de escolhas diariamente e como ouvi recentemente, “fazer escolhas é escolher aquilo que é prioridade” seja ela boa ou má. Só nós, seres humanos, possuímos o poder da escolha, os animais não possuem, eles são guiados exclusivamente por seus instintos e por mais livres que sejam, certamente são mais presos do que nós, porque não possuem o poder de escolher.

Escolher é avaliar. Avaliação que sempre vem como uma grande balança que é abastecida de um lado o peso do conhecimento e do outro o peso da emoção e quando essas duas cargas são colocadas diante da balança, nós temos ao menos a consciência de saber que tipo de escolhas estamos fazendo.

Saber escolher é um grande desafio, maior desafio ainda é saber fazer a melhor escolha. Ao longo das histórias bíblicas as escolhas estavam presentes e percebemos pessoas que fizeram boas e péssimas escolhas, por exemplo Davi, quando escolheu enfrentar Golias, quem diria, a melhor escolha. Esse mesmo Davi, agora Rei, escolhe deitar-se com a mulher de seu fiel soldado, Urias, uma péssima escolha. A personagem é a mesma, mas em momentos bem distintos que revelam a presença e a Temor de Deus nessas escolhas.

O Temor de Deus é o grande indicador para as nossas escolhas, pois ele me livra das minhas preferências e gostos e me remete a um valor maior, que é agradar ao meu Deus. Por isso o escritor de provérbios diz “Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” Pv. 28.14.

Em tempos de escolhas, devemos sim levar em consideração as evidências, os frutos e até mesmo minhas predileções, mas sem jamais deixar de lado o Temor ao Senhor.

“Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher”. Sl. 25.12

Rev. Gustavo Bacha

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.