PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de junho de 2015

O CRISTÃO NUMA SOCIEDADE DE CONSUMO

ANO LXXIII - Domingo, 28 de junho de 2015 - Nº 3635

O CRISTÃO NUMA SOCIEDADE DE CONSUMO

Com a revolução industrial o processo produtivo deixou de ser artesanal e passou a ser mecanizado e a produção passou a ser maior do que as pessoas estavam acostumadas a consumir. Formou-se então uma grande lacuna entre produção e consumo. E para preencher esta lacuna havia duas saídas: diminuir a produção ou estimular o consumo. A opção escolhida foi a segunda e assim nos tornamos uma sociedade de consumo. E a capacidade aquisitiva tornou-se gradualmente em fonte de prestígio e, consequentemente, na medida e no critério para se estabelecer o valor do indivíduo. Você agora é um consumidor, e o critério para se medir o valor e a importância de um consumidor é o seu poder aquisitivo. É isso que a sociedade de consumo crê e é isso que ela prega ainda que de maneira tácita. Toda vez que ligamos a televisão nós estamos sendo sutilmente ensinados a viver como adeptos desta filosofia da cultura consumista.

Todavia, Cristo ensinou que a vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui (Lucas 12.15). Portanto, o discípulo de Cristo não mede o valor e a importância das pessoas pelo seu poder aquisitivo. Além disso, Paulo também fez a seguinte recomendação a Timóteo: “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos” (1 Timóteo 6.17). O orgulho é aquele sentimento de ser melhor e mais importante do que os demais. Então, Paulo quer que os crentes ricos entendam que o fato de terem posses não faz deles pessoas melhores ou mais importantes do que os demais. Assim, tanto Paulo quanto Jesus Cristo desmentem a tese de que o valor da pessoa e a importância dela são diretamente proporcionais ao seu poder aquisitivo.

É claro que temos que consumir coisas para viver. Eu não estou dizendo também que você peca quando vai ao Shopping. Mas, como discípulo de Cristo você tem que rejeitar a tese de que o valor das pessoas depende do seu poder aquisitivo. Todas as vezes que você valoriza ou desvaloriza uma pessoa com base neste critério, você se torna um mundano e peca contra Deus. E no mo¬mento em que você começa a se sentir infeliz e abatido por causa de seu poder aquisitivo você começa a seguir o curso deste mundo. Como discípulo de Cristo você precisa aprender a viver contente em toda e qualquer situação (Filipenses 4.12,13).

Rev. Paulo Ribeiro Fontes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.