PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de junho de 2015

CORPUS CHRISTI

ANO LXXIII - Domingo, 07 de junho de 2015 - Nº 3632

CORPUS CHRISTI

Na última quinta-feira (dia 04) celebrou-se uma festa de tradição Católica Romana denominada Corpus Christi. Essa é uma expressão latina cujo significado é “Corpo de Cristo”. Sua instituição se deu em 08 de setembro de 1264 pelo Papa Urbano IV e a celebração é sempre 60 dias após o “domingo de páscoa”, ou seja, na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. A festa baseia-se basicamente em formar uma procissão conduzindo uma hóstia consagrada, sendo ela, na visão da Igreja Romana, o Corpo de Cristo. A tradição de se enfeitar as ruas com serragem colorida já é bem recente.

Mais uma vez vemos nosso país “laico” patrocinando uma festa religiosa como feriado, ainda que não o seja oficialmente. Isso afronta o postulado básico de nosso ordenamento jurídico constitucional que é o da separação entre Igreja e Estado e a ênfase que o Estado é “laico” ou sem religião oficial, não podendo, nem devendo privilegiar esse ou aquele credo em detrimento de outro.

No aspecto teológico percebemos um erro muito grave, pois na visão do Novo Testamento o Corpo Místico de Cristo é a Sua Igreja e não o elemento da Eucaristia. A mística sobre o Corpo de Cristo não está, portanto, nos elementos que integram o rito eucarístico, mas, sim, na unidade dos membros que compõem a Igreja. A Escritura é farta e profusa em anunciar a verdade de que o Corpo de Cristo é a Igreja como se vê em Rm. 12:5; I Co.10: 16-17; I Co. 112:12-13; I Co. 12: 27; Ef.1: 22-23, Ef.3:6; Ef.4:4; Ef.5:29-30; Cl.1:18. A manifestação de adoração à hóstia consagrada e celebração como sendo o “Corpo de Cristo”, que é entregue para nossa redenção e perdão de nossos pecados, torna-se contrária ao ensino do Novo Testamento onde se afirma que o corpo de Cristo foi morto, sepultado, ressuscitou ao terceiro dia e foi assunto ao céu de onde voltará. O “Corpo Místico” é a Igreja que congrega todos os santos em todos os tempos da história. Adorar qualquer ser ou coisa, oferecendo culto de “latreia” (latria) é afrontar ao próprio Deus e deixar de dar-LHE a honra que só a Ele é devida. Que tenhamos o discernimento bíblico e a compreensão exata sobre o que nós, como cristãos, cremos e a quem devemos dar o culto de adoração como requerido na Palavra de Deus.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.