PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de junho de 2015

SOB A LEI OU ACIMA DELA?

ANO LXXIII - Domingo, 21 de junho de 2015 - Nº 3634

SOB A LEI OU ACIMA DELA?

Vivemos no Brasil uma situação muito estranha e constrangedora no tocante à lei. Impressiona vermos que alguns não querem colocar-se sob o império e ditames da lei, mas pensam estar pairando serenamente acima dela, sendo criaturas excepcionais e, portanto, não sujeitáveis às determinações da lei, como os reles mortais. É constrangedor quando o presidente da Câmara dos Deputados se ira e fala de “perseguição” por parte do Procurador Geral da República, pelo fato de este ter apontado o nome daquele em certa situação de suspeita, devendo-se apurar e esclarecer as suspeitas. Outro caso emblemático é a revolta e o pronunciamento sobre a chamada do responsável pelo Instituto Lula para prestar esclarecimentos em investigação de mal uso de verbas. É visto como um absurdo a apuração de tais indicações, pois pode “macular” ou atingir a pessoa do ex-presidente Lula. Poderíamos alinhar outros casos para indicar a falsa ideia de alguns quanto a estarem acima da lei. Não estão. Ao contrário, estão igualmente debaixo da lei e devem responder perante ela.

Há, igualmente, pessoas que se imaginam acima da Lei do Senhor e pensam poder solucionar o seu problema, no que diz respeito ao pecado, por si mesmos, enganando-se e julgando estarem acima da lei e, portanto, fora de seu alcance. Ninguém está acima da Lei ou fora se seu império. A Bíblia é clara nesse ponto e ensina que não se pode fugir a tal fato, posto haver Deus encerrado tudo e todos sob a condenação do pecado. A Lei de Deus seja escrita no coração, ou registrada como revelação da vontade do Senhor, coloca e encerra a todos sob condenação, não havendo “nenhum justo, nenhum sequer”. Isso significa que a Lei é usada para nivelar a todas as pessoas, deixando patente que ninguém está acima dela.

Para a situação em nosso país é preciso entender a necessidade de se cumprir a lei, submeter-se a ela como cidadãos independentemente de qual posição tenhamos, a fim de nos vermos com “mãos limpas”. No universo do espírito, o que nos levará a ter “mãos limpas”, não é a observância da Lei, pois ninguém poderá “ser justificado pelas obras da Lei”, sendo impossível a qualquer um de nós cumprirmos todas as suas demandas; mas a nossa entrega a Jesus, recebendo-O como Salvador único e suficiente e Senhor de nossa vida, sendo purificados pelo Sangue de Jesus, o único a cumprir toda a Lei de Deus, para nos livrar da maldição e condenação operadas pela Lei. Louvado seja o Senhor Jesus Cristo.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.