PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de fevereiro de 2015

MEDO

ANO LXXII - Domingo 22 de fevereiro de 2015 - Nº 3617

MEDO

“Davi [...] teve muito medo de Aquis, rei de Gate” (I Sm.21:12).

O medo é uma forma positiva de preservação da vida e necessário a nós, pois com ele mantemo-nos fora de situações que nos levariam à morte. Claro que há modos e formas de manifestações de medo com caráter patológico ou doentio, são as chamadas fobias. Não existe ameaça real contra a vida, mas o medo, pavor ou pânico estão presentes e, muitas vezes, nos imobilizam.

O texto do livro de Samuel fala sobre uma situação que nos parece inusitada e, mesmo, impensada em relação ao rei Davi, pastor zeloso, guerreio destemido e rei expansionista, a saber: ele também sentia medo. O texto fala do momento em que ele percebeu que poderia ser morto pelo rei filisteu e temeu por sua vida. Isso o levou a usar de um estratagema para escapar, passando-se por louco. Deu certo, mas o registro foi feito: ele teve medo e “muito medo”.

Temos a afirmação das Escrituras de que “o perfeito amor lança fora o medo” (I Jo.4:18) e isso é fato. Ocorre que não se está falando do medo circunstancial, instintivo, mas do medo em relação ao dia de amanhã, ao futuro que assusta a tanta gente. É interessante haver pessoas que afirmam e demonstram não ter medo da morte, pois ela será inexorável na experiência da vida, mas dos aspectos ligados à morte e à incógnita em relação ao depois...

Nós, como Davi, poderemos enfrentar o momento do medo com ameaça à vida, mas, como Davi, podemos desfrutar da superação do medo em relação ao dia de amanhã, pois sabemos, com certeza em Cristo, que “habitaremos na Casa do Senhor para todo o sempre” (salmo 23). Nesse sentido o perfeito amor de Deus em nossos corações lançou fora o medo, pois com Ele vivemos e com Ele reinaremos em majestade e glória. Aleluia.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.