PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 8 de fevereiro de 2015

PARTICIPAÇÃO

ANO LXXII - Domingo 08 de fevereiro de 2015 - Nº 3615

PARTICIPAÇÃO

No livro de Neemias, governador de Judá responsável pela reconstrução dos muros de Jerusalém e parte do templo do Senhor, encontra-se uma frase muito interessante e inspiradora quanto à nossa atuação e responsabilidade no processo de construção (restauração) social. Lemos no referido texto: “Cada um fez os reparos defronte de sua casa” (Neemias 3:28). Em 52 dias os muros foram reedificados, em uma experiência que deixou todos admirados, inclusive os adversários.

O princípio estabelecido é muito simples: se todos fizerem sua parte com zelo e fidelidade, os resultados positivos serão alcançados. Trata-se de cada um varrer sua calçada para que a rua, o bairro, a cidade e o país fiquem limpos. O momento é de tomarmos tal decisão e assumirmos essa postura, ou seja, darmos nossa colaboração em relação à economia de água, a fim de podermos superar a crise que se instalou. Sabemos que grande parte dela é responsabilidade do Poder Público por falta de obras adequadas para armazenamento e distribuição. No entanto, precisamos ver a participação da sociedade em tal processo, com desperdício inconsequente que se viu (e se vê) por muito tempo, pensando ser o recurso hídrico inesgotável e que “a água não vai faltar por aqui, pois temos muita”. As chuvas têm sido em menor quantidade e a reposição não corresponde à demanda, a qual tem aumentado devido ao crescimento populacional. É tempo (e urgente) de “edificarmos em frente à nossa casa” com medidas de contenção e uso comedido da água, seja aqui na IPVM, em nossa casa ou no trabalho. Claro que se espera que os órgãos públicos tomem posição de igual valor e façam o que lhes é de competência, por meio de medidas adequadas de redução de consumo em seus ambientes de trabalho e casas, mas, acima de tudo, adotando política adequada e saneadora (não apenas punitiva com multas) para se ter condição de superar a crise presente e evitar futuras.

Como cristãos nos cumpre o engajamento com tal propósito e dar o exemplo como cidadãos, fazendo nossa parte com envolvimento consciente e responsável na economia de água com “cada um economizando dentro de sua casa”. Isso também é testemunho cristão como cidadão e princípio bíblico para a vida.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.