PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de fevereiro de 2015

BLOCO DE JESUS

ANO LXXII - Domingo 15 de fevereiro de 2015 - Nº 3616

BLOCO DE JESUS

Estamos no período carnavalesco no Brasil. Quase tudo para nesse “país do futebol e do carnaval”. Claro que há um aumento acentuado na criminalidade, acidentes, violência entre outros aspectos nocivos e deletérios de tal “festa popular”. Evidentemente tudo é realizado e validado em nome da alegria, da folia e da descontração.

Houve tempo em que os evangélicos (alguns católicos romanos também) faziam seus retiros ou acampamentos nesse período para saírem do meio da “bagunça”, evitando toda essa agitação e procurando ter um tempo de reflexão e meditação, embora alguns (muitos?) desses acampamentos apresentassem situações bem semelhantes (por parte de alguns participantes) às do carnaval. Havia uma crítica sobre tal postura no sentido de questionar esse “afastamento”. A questão era se o mais recomendável seria o retiro ou o evangelismo na rua, buscando alcançar as pessoas, em vez de deixá-las na situação de “perdição”? Prevalecem os retiros e acampamentos.

Pode-se ver, entretanto, alguma reação à postura de afastamento ou isolamento sendo levada ao extremo criando (com certa disseminação e frequência) os “blocos de Jesus”. São carros de som (trios elétricos) que passam com evangélicos cantando e dançando em ritmo de carnaval, mas com músicas e letras falando sobre Jesus. Pessoas em grande envolvimento com o ritmo e a agitação, mas com uma “palavra de bênção” para todos.

Embora eu faça muito pouco pela evangelização e reconheça o esforço de muitos que se envolvem nesse propósito, entendo que há certos aspectos a serem evitados e não se pode pretender usar todos os meios e modos para se tentar levar a mensagem redentora de Cristo. Há um equívoco em relação ao dito de Paulo: “fiz-me de tudo para com todos, para de todos os modos salvar alguns” (I Co.9:22) usado para justificar tal postura. Seria como dizer que eu deveria ser ladrão, assassino, prostituta, terrorista para ganhar aqueles que desenvolvem tais práticas ou costumes. Seria absurdo. Não se pode em nome do “dá certo”, ou “dá resultado” usar todo e qualquer meio ou forma de anunciar a Palavra. Não critico de modo “cego” ou “gratuito” os que fazem assim, mas não vejo que seja razoável tal procedimento. “Bloco de Jesus”, ou “Trio elétrico da libertação” é um pouco demais para mim.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.