PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de março de 2015

ESTADO ISLÂMICO

ANO LXXII - Domingo, 01 de março de 2015 - Nº 3618

ESTADO ISLÂMICO

A notícia mais recente envolvendo o “Estado Islâmico” (tentativa de implantar um califado muçulmano na região da Síria e Iraque) é o do sequestro de cerca de 200 cristãos em região da Síria. A possibilidade de serem esses cristãos degolados é muito grande, a exemplo do que ocorreu com os cristãos coptas capturados e assassinados recentemente na mesma região.

Há países de predominância islâmica que se levantam contra o dito “Estado Islâmico” por sua postura e atitudes tão extremas. No entanto, precisamos analisar que esses estados árabes de predominância muçulmana e tão “liberais”, não são menos restritivos e extremistas em relação à religião que o próprio “Estado Islâmico” e seu califado. Na Arábia Saudita é proibida qualquer construção referente a templo cristão, tenha ele a forma estrutural que tiver. Não é permitido realizar manifestação pública de celebração de culto a não ser de caráter muçulmano, é vedado, mesmo dentro de sua casa, cultuar de forma cristã caso haja algum muçulmano presente. O Irã tem medidas semelhantes. Países na África (Sudão e outros) têm leis acentuadamente restritivas em relação ao que chamamos liberdade de expressão e de culto, celebradas e decantadas pela ONU e os Direitos Humanos, mas desrespeitadas flagrantemente.

São milhares e milhares de irmãos nossos perseguidos, aprisionados e mortos em tais países (e em outros de ideologia contrária à liberdade de culto e ao direito de expressão e pensamento, incluindo Cuba), sofrendo por causa de sua fé e amor a Cristo. São bem-aventurados (como diz a Bíblia), mas sentem as agruras e as angústias em seus corpos e na vida de seus familiares. Nós “cristãos livres” não podemos nos acomodar a tal situação. Precisamos orar e nos mobilizar para auxiliar tais irmãos e manifestar nosso descontentamento onde e quando pudermos, expressando nosso repúdio por tais atitudes. A missão “Portas Abertas” tem realizado, há muitos anos, um ministério de ajuda a tais cristãos e suporte em oração. Tenhamos em atenção e vivência a exortação bíblica em relação a tais irmãos: “Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados” (Hb. 13:3). A referência (no contexto) é aos presos por causa de sua fé cristã. Cumpramos o que nos é determinado na Palavra, com oração e socorro a esses irmãos nossos.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.