PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de dezembro de 2013

MÊS DO NATAL

ANO LXXI - Domingo 01 de dezembro de 2013 - Nº 3553

MÊS DO NATAL

Chegamos ao mês de dezembro, mês do Natal. Lembro-me (nos tempos de minha infância) da ansiedade que havia com relação à chegada do Natal. O tempo custaaaaaaava passar e chegar o dia tão esperado. Quando chegava era uma excitação muito grande. Expectativa quanto ao (s) presente(s) e outras coisas. Como venho de família católica romana, tinha padrinhos de batismo e crisma e cada um deles dava um presente ao afilhado. Assim, computava, pelo menos, três no natal.

Havia muita religiosidade também. A formação ou montagem do presépio era uma festa. Lembro-me que a manjedoura ficava vazia e na noite do dia 25 era colocada a pequena figura representando o menino Jesus. Era Natal de Jesus, era nascimento de Jesus. Havia presentes, fartura de comidas boas, roupas novas, frequência ao templo para celebração.

Dezembro está ligado, em nosso calendário, à festividade ou celebração da encarnação de Deus na pessoa de Jesus, o Cristo. Tem-se perdido esse sentido tão simples, puro e exato do Natal. As festas (mais farras do que outras coisas) com excessos gastronômicos e bebedeiras, preocupação exacerbada com presentes, centralização de figura que não tem relação bíblica com a data, têm feito com que a mensagem natalina seja apagada e, às vezes, esquecida.

Dezembro está começando, vamos, como cristãos conhecedores das Escrituras, celebrar com alegria e júbilo grandiosos este evento maravilhoso; Deus fez-se carne e habitou entre nós. Vamos nos lembrar de que Jesus nasceu para morrer por nossos pecados e que nos trouxe salvação, perdão dos pecados e vida eterna. É dezembro, é Natal. Celebremos de forma digna e apropriada o Natal de Jesus.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.