PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de outubro de 2012

QUEM FOI MORTO?


ANO LXX - Domingo, 07 de outubro de 2012 - Nº 3493

QUEM FOI MORTO?
“...Já morremos com Cristo...” (II Tm.2:11)

Os noticiários trouxeram a informação sobre a morte de um cidadão chamado Florisvaldo, conhecido como “Cabo Bruno”. Acusado pela morte de 50 pessoas, foi condenado a 117 anos de prisão (embora ninguém cumpra mais de 30 anos de prisão no Brasil), e posto em liberdade após cumprir 27 anos, sendo executado pouco mais de um mês após sua liberação. 

Não vamos entrar no aspecto da legislação de nosso país que é revoltante. Vemos, em outras nações, que alguém pode ser condenado a duas penas de prisão perpétua consecutivas, ou seja, se morrer e for vivificado cumprirá mais uma pena de prisão perpétua, sem direito a condicional, sendo que tal sentença é observada à risca, independentemente do comportamento do apenado. 

Não vamos atentar ao aspecto de nossa desconfiança e postura de “irmão mais velho do filho pródigo”, pensando que: mudou “para crente” como disfarce para sair da prisão; julgando que isso seja uma injustiça da parte de Deus, aceitando esse indivíduo que agora se diz arrependido. Quanto à legislação trata-se de uma vergonha em nosso país, sob o manto da benignidade e misericórdia. Quanto ao outro aspecto não devemos pensar como cardecistas, dizendo que tal indivíduo não se safa da justiça divina somente pela graça de Deus, mas terá que voltar e sofrer muito aqui ou no além. 

Volto à pergunta que é título dessa meditação. De fato, foi morto o cidadão Florisvaldo e não o “Cabo Bruno”. Embora aquele tenha sido morto por causa deste. O “Cabo Bruno” já havia morrido em Cristo e por Cristo e uma nova criatura (Florisvaldo) havia ressuscitado, fruto da graça insondável e, às vezes, estranha para nós. É, no entanto, muito importante nos lembrarmos de que, embora nossos pecados sejam perdoados por Deus, suas consequências podem permanecer e nos levar a muita dor e sofrimento. Quem, de fato, matou o “Cabo Bruno” foi o Senhor Jesus. Já, os responsáveis pela morte do cidadão Florisvaldo é caso para as autoridades competentes. 

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.