PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de outubro de 2012

IGREJA REFORMADA


ANO LXX - Domingo, 28 de Outubro de 2012 - Nº 3496

IGREJA REFORMADA

Estamos comemorando 495 anos do movimento reformista religioso ocorrido em 1517, o qual foi capitaneado por Martinho Lutero e que se levantou contra a venda de indulgências e exploração da fé. 

Entre vários elementos distintivos e dizeres da Reforma ficou célebre o que afirma: “Igreja Reformada está sempre reformando”. Essa expressão tem sido alvo de alguns debates com relação ao seu sentido, levando a uma visão liberal, conservadora ou “evangelical”. Penso não ser necessário tanto debate e desgaste com relação a tal tema. É ela uma Igreja que está reformando a sociedade e o ser humano? Trata-se de uma Igreja que está sempre se reformando? Significa uma Igreja que se reforma em seus aspectos “externos” e segue reformando o ambiente social onde está e aqueles que a ela se ligam? Entendo que a resposta é, de fato, a de que ela é Igreja que se reforma (não se fossiliza ou mumifica no tempo e espaço), mas é, também, uma Igreja que, ao se reformar, age reformando os que estão ao seu redor e sob sua área de influência, inclusive em abrangência nacional. 

Assim, é preciso que resgatemos tal noção adequada de nossa identidade reformada, a qual vai sendo desprezada por muitos (mesmo no seio de nossas igrejas reformadas) em nome de um relativismo evangélico, que nos faz perder nossa identificação e características, sobretudo no aspecto interior de nossa relação com Deus, nosso entendimento interpretativo das Escrituras e nossa forma ética e moral de vida. 

É imperativo, neste tempo de comemoração da Reforma, sabermos que somos, de fato, uma Igreja Reformada e o que isso significa em termos históricos, eclesiológicos, teológicos e, sobretudo, soteriológicos. Recebemos uma herança bela e rica, mesmo que com algumas máculas, e cabe a nós fazermos continuar essa realidade enobrecedora e destacada de sermos uma “Igreja Reformada sempre reformando”. 

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.