PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de setembro de 2012

ELEIÇÕES


ANO LXX - Domingo, 30 de Setembro de 2012 - Nº 3492

ELEIÇÕES

Até o final do ano teremos uma série de eleições. Estão incluídas as municipais (prefeitos e vereadores) e as eclesiásticas na IPVM (presbíteros e diáconos). Claro que elas têm diferenças e distinções, mas têm semelhanças e proximidades.

Os políticos visam benefício pessoal de gratificação, promoção social, possibilidade de ascensão política e, eventualmente, desenvolver trabalho que visa o bem estar do povo e progresso da cidade. Na vida eclesiástica o que move é o senso de dedicação à obra. Não há remuneração, não há possibilidade de galgar postos de prestígio na hierarquia, já que esta não existe entre nós. Assim, o candidato nas eleições eclesiásticas não deve ter outro propósito que não o de servir.

Mas, qual é a nossa participação nessas duas categorias de eleição? Há diferenças? O que devemos fazer? O comportamento é o mesmo em ambas. Alguns aspectos presentes:

a) Verificar os nomes que nos são apresentados. Analisar bem se o candidato é alguém envolvido no trabalho e tem uma vida condizente com o que fala e postula. Deve-se tomar cuidado com os “paraquedistas” que surgem nestes momentos apenas, ou com os oportunistas que aparecem em “tudo” neste tempo, mas antes...

b) Procure conhecer e conversar com aquele em quem você pensa votar. Aproxime-se dele e verifique o que tem em mente e quais são seus projetos, planos e propósitos.

c) Evite a acomodação: “Votarei neste por que aí é mais rápido”; evite a simpatia: “votarei neste por que ele é tão agradável”; evite a estética: “votarei neste por que ele é tão charmoso e tem uma imagem muito boa”.

d) Ore sinceramente. Embora esteja ao final, não significa que deva ser o último ponto. Oração é fundamental. Coloque diante de Deus com sinceridade. Peça-lhe direção com base nas análises feitas e verificação da vida (pessoal, familiar e eclesiástica) do postulante. Caso entenda que nenhum apresenta as condições necessárias e próprias, não vote.

Esteja presente a este processo de escolha por meio das eleições civis e eclesiásticas. Cada povo (na democracia) tem os governantes que merece, pelo fato de escolhê-los. 

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.