PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de outubro de 2012

ALGUMA FELICIDADE


ANO LXX - Domingo, 14 de outubro de 2012 - Nº 3494

ALGUMA FELICIDADE
...pois nada há encoberto que não venha a ser revelado” (Mt.10:26)

“Nunca houve ‘mensalão’. Isso é uma mentira”. Ouvimos tal afirmação, por várias vezes, vinda de fonte supostamente inquestionável nesse país, uma espécie de “guru” da ética e da honradez. Pois bem, o “mensalão” existiu, ficou provado. Vemos que havendo a criatura, como não existir criador ou criadores? Desse modo, o STF disse que não se tratava de fantasma, mas que era real a tal figura do “mensalão”, e afirmou, com todas as letras, quem são os seus orquestradores, devidamente identificados e condenados por nossa maior côrte de justiça. Claro que tais “maestros” não foram os criadores da “sinfonia”, havia alguém acima deles, o chefe, o autor. Se José Dirceu era o “chefe da quadrilha” (conforme dito pela Procuradoria) quem era o “capo de tuti capi”, ou seja, o chefe de todos os chefes? Quem tem um mínimo de discernimento sabe a resposta e pode dizer quem era o autor da partitura.

Nos dias do julgamento de Nuremberg a maioria dos acusados dizia: “eu não sabia de nada” ou “fiz porque obedecia a ordens superiores”. Os “cabeças” diziam que não sabiam o que os subordinados faziam e esses diziam que faziam por mando daqueles. No final, Hitler não sabia o que Heinrich  Himmler havia feito ou ordenado, e esse fizera por ordem do Líder. Assim, ninguém é responsável. A história (em dose e alcance bem menores) se repete. É o mesmo em todo lugar.

Quando falo de alguma felicidade, isso não se deve ao fato da condenação de alguém, mas, sim, do vislumbrar de que há uma possibilidade de mudança, de melhoria, de esperança nesse país. É a lei da ficha limpa; a sentença condenatória de peixes grandes (tubarões); a declaração inequívoca de que a corrupção existe nesse país, mas pode ser combatida e seus agentes sentenciados (espero que ocorra a prisão). A felicidade é por causa disso.

A felicidade é pelo fato de que a esperança é reacesa. Foi acesa nos dias de Collor e apagou-se. Agora é reacesa pelo STF. Espero que não volte a se desvanecer e fenecer, mas que reluza cada vez mais, trazendo às claras as obscuras manifestações de corrupção neste país, a fim de vermos curada essa praga endêmica e histórica em nossa Pátria. Que nada do que está oculto deixe de ser revelado, para que haja cada vez mais alguma felicidade.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.