PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 4 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS

ANO LXX - Domingo, 04 de novembro de 2012 -  Nº 3497

DIA DE FINADOS 

O povo brasileiro gosta muito de um feriado, principalmente quando acontece em dia em que se pode ajuntar a ele um dia de trabalho normal e “enforcar”. Este mês de novembro será, em São Paulo, um mês de muitos feriados. O desta semana foi o de finados. 

Finados é uma celebração ligada à lembrança aos mortos. Na verdade, sua origem se liga ao catolicismo romano como forma de intercessão e reza pelos mortos. O abade de Cluny, Santo Odílio, em 998, determinou que todos os monges rezassem pelos mortos todos, fazendo obrigatório algo que já era comum. Os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX(1015) estabelecem diretrizes de obrigação de tal prática a todos os cristãos. No século XIII passa a ser guardado o dia 02 de novembro, já que o dia 1º de novembro é o de Todos os Santos. 

Como cristãos protestantes e reformados não somos partidários desse tipo de manifestação religiosa, embora não afrontemos os que assim expressam sua crença. Entendemos que devemos manter, em nossas lembranças, aqueles que já partiram, tributar-lhes a devida honra em nossa memória e atos, mas não havendo o que fazer a favor deles, que já estão com sua existência determinada após sua morte. A saudade e as lembranças ficam conosco e devem ser mantidas nesta esfera, sem nos levar a imaginar podermos estabelecer qualquer forma de contato com os que já partiram desta vida, ou que possamos por eles interceder ou a eles pedir alguma ajuda. Nossa relação com eles é de respeito à memória, mas sem manifestação de possível vínculo de envolvimento de ajuda, intercessão ou cuidado. 

Neste dia em que se dedica à memória dos mortos, devemos refletir sobre nosso relacionamento com os vivos, ou seja, como os temos tratado e nos comportado com eles, pois depois que partirem, não adiantará muito levar flores (que não demos em vida) ao túmulo onde eles já não podem ver, sentir, falar ou responder aos nossos gestos. Enquanto é tempo, honremos os vivos para que derramemos apenas lágrimas de saudades e não de arrependimento. 

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.