PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 2 de setembro de 2012

TRAGÉDIAS

ANO LXX - Domingo, 02 de setembro de 2012 - Nº 3488

Tragédias
"...porém o Senhor cuida de mim" (Salmo 40:17)

Tornou-se comum, a quase todos nós, o hábito de nos assentarmos em frente ao aparelho de TV, principalmente à noite, e assistirmos ao noticiário (ou aos noticiários). A necessidade de nos mantermos bem informados sobre o que se passa ao nosso redor é inegociável, pensamos nós. Como ficar sem assistir a tais programas e não sabermos das últimas novidades na Austrália, Japão, China, Ucrânia, Cazaquistão, Estados Unidos, Irlanda, etc, que são de suma importância para nossa existência aqui no Brasil?

Ainda que fosse apenas esse ponto, poderíamos entender, pois nosso mundo tornou-se "uma pequena aldeia" e o que atinge lá, me afeta aqui. No entanto, tenho percebido que ao assistir a um destes noticiários, verei as mesmas coisas nos outros, e para que ficar buscando em todos os canais todos os informativos? O que veremos, infelizmente é a seleção de tragédias, seleção esta exposta com as mais variadas formas de impacto. Parece que quanto mais tragédia melhor. A impressão que temos é que só existe miséria, destruição, violência, morte.

A tragédia parece ser o tema preferido em tais programas informativos. Sejam aquelas que são frutos dos elementos da natureza e atingem as populações ao redor do mundo como tufões, terremotos, ciclones, chuvas torrenciais; ou aquelas em que existe a atuação direta do ser humano como as catástrofes ambientais de vazamento de óleo nos mares, a destruição e morte de centenas de pessoas por intolerância religiosa, política ou étnica. Elas são o "prato do dia".

O tema da violência urbana é constante. Fiquei aterrado quando foi feita, em um destes programas, uma sequência de relatos sobre assaltos, sequestros e mortes em algumas cidades em nosso país. Tragédias, tragédias, tragédias. Isso nos leva a uma situação de aflição e angústia de alma que nos empurra a pensarmos em parar, desistir ou desesperar. Que fazer? Parar de assistir a tais noticiários? Brincarmos de "faz de conta que não existe" tanta tragédia?

Penso que devemos seguir nossa vida, sabendo que tais ocorrências estão a nos rodear, tendo sempre a convicção do salmista de que "o Senhor cuida de mim" e do poeta sacro ao cantar: "Não sei o que de mal ou bem é reservado a mim, se maus ou áureos dias vêm até da vida ao fim. Mas eu sei em quem tenho crido e estou bem certo que é poderoso, guardará pois o meu tesouro até o dia final". Seja esta nossa postura e vivência.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.