PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de fevereiro de 2011

ELEIÇÕES DE OFICIAIS

ANO LXVIII - Domingo, 27 de fevereiro de 2011 - Nº 3409

Eleições de oficiais

Nossa Igreja terá, neste primeiro semestre, a oportunidade e privilégio de eleger presbíteros e diáconos para seu quadro de oficias.

A Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil determina que o pastor com, pelo menos, um mês de antecedência instrua a igreja sobre a eleição e elementos ligados aos ofícios para os quais se elegerão os candidatos.

Deste modo, neste e nos próximos boletins, faremos algumas colocações sobre este aspecto, no intuito de instruir a igreja.

As orientações bíblicas sobre as características do presbítero estão contidas nas cartas de Paulo (I Tm. 3:1-16) e Pedro (Tt.15-9 e I Pe.5:1-4), onde se vê a necessidade de que seja “irrepreensível” em vários aspectos ou segmentos de seu viver. Na esfera da vida familiar encontra-se a diretriz de ser “marido de uma só mulher” (v.2), além de “governar bem a própria casa” (v.4) e “que tenha filhos crentes” (Tt.1:6). Na esfera pessoal (caráter e conduta) alguns elementos são dados: não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, não violento, não cobiçoso de torpe ganância, não seja novo na fé (neófito); hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio (moderado), justo, piedoso, temperante, boa reputação com os de fora da igreja. Com relação ao exercício da função: apto para ensinar, apto para pastorear o rebanho de Deus (I Pe.5:1-4). Tais orientações são balizadoras de nossa decisão quanto àquele a quem escolher. Assim, sugiro que leiam com atenção tais recomendações de Paulo e votem no que mais aproximar-se deste modelo dado por ele em suas cartas e, também, por Pedro.

O privilégio é seu de escolher os que conduzirão a vida da igreja. Estarão por cinco anos à frente das decisões da igreja e estabelecendo as linhas de ação e forma de ser da própria igreja. É muito sério e importante. Leia, reflita, pense, ore e venha votar conscientemente. Somos uma igreja que elege seus representantes. Portanto, teremos o governo (governantes) que elegermos ou escolhermos.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.