PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de fevereiro de 2011

MAUS CONSELHOS (12)

ANO LXVIII - Domingo, 06 de fevereiro de 2011 - Nº 3406

"Agora, pois, meu filho, atende às minhas palavras que eu te ordeno" (Gênesis 27:8)

Quem disse as palavras acima registradas? Rebeca. A quem foram ditas? Ao seu filho preferido, Jacó. Uma mãe orientando seu filho, a fim de que ele faça de acordo com o que ela mandara. De fato, este é um instante de real significado para o contexto de família. No entanto, o que a mãe dissera? Qual o conselho ou orientação dados? O contexto nos mostra que ela leva o filho a mentir e enganar o próprio pai; simula uma situação, fingindo-se passar por outra pessoa e, além de tudo, envolve o nome de Deus ao mentir a seu pai dizendo: "Porque o Senhor, teu Deus, mandou a caça ao meu encontro" (v.20).

Pode-se argumentar que o motivo foi por uma causa justa. Será? O que estava patente neste conselho era a manifestação de preferência desmedida da mãe por um filho em prejuízo de outro. Mas, Jacó teria que ser maior que Esaú, pois a profecia era esta. Se o Senhor havia dito que seria assim, não precisamos "dar uma mãozinha" para Deus cumprir seus propósitos. Este conselho imprudente, insensato e injusto de Rebeca levará à contenda, dissensão, rancor e ódio entre os irmãos, separando a família, além de um preço impensado para uma mãe em relação ao filho querido; nunca mais voltaria a vê-lo.

Vários aspectos de advertência nos alcançam ao lermos este texto, como, por exemplo, evitarmos a proteção excessiva em relação aos filhos; procurarmos evitar adequadamente inclinação maior em relação a um ou outro, sem gerarmos prejuízo a qualquer deles; cuidado e prudência ao direcionarmos ações deles por meio de nossos conselhos, entre outros.

A responsabilidade do pai e da mãe é muito grande com relação à formação e orientação dos filhos. A diretriz de Deus é: "Ensina a criança no caminho em que deve andar" (Provérbios 22:6). O que vamos ensinar com nosso falar e, sobretudo, com nosso viver, serão balizadores e norteadores das decisões de nossos filhos e influenciarão sua maneira de ver a própria vida. Portanto, prudência e cuidado com nossos conselhos aos nossos filhos.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.