PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de março de 2011

ELEIÇÃO DE OFICIAIS (02)

ANO LXVIII - Domingo, 06 de março de 2011 - Nº 3410

Eleição de Oficiais

Fizemos referências às qualificações bíblicas para o oficial da igreja, conforme as orientações de Paulo em suas cartas a Timóteo e Tito, bem como às de Pedro em sua carta.

A Igreja tem a responsabilidade de escolher com cuidado e critério seus oficiais, sem se deixar levar por aspectos que não sejam, de fato, essenciais conforme a descrição bíblica. O Rev. Arival Dias Casimiro, no Manual do Oficial, que serve de base para orientação quanto aos oficiais da Igreja Presbiteriana de Pinheiros e diretriz para a igreja na escolha deles escreve: “Evite eleger oficial usando os seguintes critérios:

  • Simpatia: Vou votar em fulano, porque ele é muito simpático.
  • Interesse: Vou votar em fulano, porque ele defenderá nossos interesses.
  • Faixa-etária: Vou votar em fulano, porque ele é novo (ou velho) e a nossa igreja precisa de “sangue novo” (ou gente experiente).
  • Influência: Vou votar em fulano, porque me pediram.
  • Família: Vou votar no fulano, porque nossa família precisa ter um representante.
  • Desinteresse: Vou votar no fulano, porque qualquer um serve.
  • Raiva ou vingança: Vou votar em fulano, porque ele é contra o pastor .
  • Política: "Vou votar em fulano, porque ele me pediu o voto."

Os motivos apresentados acima podem, às vezes, existir, mas devem ser evitados. Penso que podemos juntar aos apresentados alguns outros, como, por exemplo:

  • Vou votar nos mesmos, porque é mais fácil e rápido. Se você entende que os “mesmos” estão desempenhando com fidelidade seu trabalho e se enquadram nas diretrizes bíblicas, então dê a eles seu voto, mas não por comodismo de sua parte.
  • Vou votar no fulano, porque ele é profissional importante e tem títulos acadêmicos importantes. Se a pessoa tiver tais títulos; ótimo, mas não são estes que a qualificam ao oficialato da igreja e nem deve ser votada por causa deles.

Insisto para que você medite nas orientações bíblicas sobre o oficial da igreja; ore ao Senhor sobre este aspecto; faça uma avaliação criteriosa do trabalho de tal ou qual pessoa na vida da igreja e dê seu voto conscientemente e com temor do Senhor, com base no que Ele mesmo nos diz em Sua Palavra.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.