PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de fevereiro de 2011

MAUS CONSELHOS (13)

ANO LXVIII - Domingo, 13 de fevereiro de 2011 - Nº 3407

...O rei estabeleça um decreto... que todo homem que, por espaço de trinta dias, fizer petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões” (Daniel, 6:7).

A sutileza da maldade humana é impressionante. A capacidade do ser humano perverter e corromper é muito grande. No texto do livro de Daniel vemos os conselheiros do rei Dario dar-lhe uma orientação altamente estimulante à sua vaidade. Seria ele considerado o único a quem se deveria pedir algo. Estaria em lugar de todos os deuses, sendo o maior dentre todos eles. Certamente deixou-se levar por tal conselho, posto que este lhe inflava o “EU”.

Mas, o que estava por trás desta forma de conselho-bajulação? Não era o interesse em promover a honra do rei, mas em destruir a vida de um homem justo, Daniel. A vaidade do rei seria o instrumento pelo qual se daria a morte daquele homem fiel e íntegro, servidor dedicado e prestimoso do próprio rei.

Deus interferirá, de modo sobrenatural, no processo urdido pelos governadores, preservando a vida de Daniel, impedindo que venha a ser devorado pelos leões, aos quais seria atirado. É preciso estarmos atentos a certos conselhos que vêm entremeados de elogios, e parecem nos colocar em uma condição ou situação de superioridade, envolvendo nosso “ego” e elevando-o em vaidade. Muitas vezes o propósito é lesivo e destrutivo. Tal forma de sedução e engodo visa o prejuízo nosso ou de terceiro, fazendo-nos meros instrumentos de manipulação para consecução de objetivos escusos e baixos. Pensamos que estamos sendo prestigiados, mas, na verdade, trata-se de exploração de nossa vaidade.

Não só os jovens e adolescentes estão sujeitos a tal forma de exploração quando lhes é dito: “Você é forte, corajoso, não tem medo de nada, então dê um ‘tapa’ neste ‘baseado’, ou ‘ganhe’ aquela ‘tiazinha’”; mas nós adultos, profissionais liberais, homens de negócios, donas de casa, etc, somos alvos constantes desta forma de orientações, sugestões e conselhos. Aprendamos a perceber o que se encontra por detrás de tais propostas e conselhos, rejeitando-os, mesmo que possa parecer desconsideração à nossa sempre carente auto-estima. Deus assim nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.