PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 29 de agosto de 2010

AI (38)

ANO LXVIII - Domingo, 29 de agosto de 2010 - Nº 3383

"Ai daquele que edifica a cidade com sangue, e a fundamenta com iniquidade!" (Habacuque, 2:12)

Mais um "ai" dentre os cinco que temos neste capítulo da profecia de Habacuque, todos dirigidos contra os caldeus (babilônicos), mas que se aplicam a todos nós com caráter de advertência.

O tema envolve, mais uma vez, a cidade e sua edificação ou construção. Em nossos tempos de eleição–política é uma boa hora para olharmos esta questão. Nossas cidades têm sido construídas (edificadas-desenvolvidas) à custa de muito sangue. Sangue de inocentes mortos pela violência urbana, manifestação da natureza corrompida do ser humano; sangue de muitos explorados e mortos na desigualdade imposta por uma "lei de mercado" impiedosa e virulenta, que massacra, escraviza e desumaniza (ao que aplica e ao que é alvo). Pense sobre as cidades ao longo da história e veja como há muito sangue em seus alicerces. Algumas foram subvertidas pelo juízo divino, mas a maioria ainda vem sendo suportada pela longanimidade de Deus.

A pronúncia de juízo de Deus é clara: "ai dos que...". Sua sentença não é sobre a cidade (edificações, construções, etc.), mas sobre as pessoas que edificam-nas desta forma brutal e desumanizadora. Vemos que a questão estrutural-social passa pela via do individual, ou seja, quem a edificada. A solução é a cruz redentora de Cristo, para resolver o problema básico e fundamental do ser humano, o pecado. Sua presença e manifestação é individual, mas sua abrangência e seu reflexo são sociais, institucionais e estruturais. Não se trata de mais religião, ou falta de Deus (visão do senhor Datena); conversa sobre Deus e religião há em abundância. O que precisa é redenção pela cruz de Cristo, regeneração e novo nascimento, sendo, de fato, nova criatura.

Quem tem edificado nossa cidade, estado e nação? A quem vamos entregar este processo? Verifique bem. Seu passado e presente são de projetos de melhoria da condição humana? O que fez e faz? Seu passado aponta para a realização de atividades de morte, roubo, delito, sequestro, etc? Seja de direita , de esquerda ou centro; não importa.

Tenho contribuído para que a cidade seja edificada com sangue? Pense e verifique sobre sua conduta como cristão; pois o Senhor fala ainda hoje e também a nós: "ai daquele..."

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.