PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de setembro de 2010

AI (39)

ANO LXVIII - Domingo, 05 de setembro de 2010 - Nº 3384

"Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas" ( Habacuque 2: 15)

Como se pode perceber a questão básica envolvida neste "ai" é a bebida alcoólica usada de forma inadequada e indevida. São duas situações apresentadas, mas em ambas a repreensão é contra aquele que oferece e leva o outro a ingerir a bebida. O que bebe, nestes dois casos, é visto como vítima de seu suposto companheiro.

Uma situação é vinculada ao exercício da violência, ou seja, com dolo o indivíduo embriaga o outro para desferir-lhe algum golpe de violência. Aquele tem como propósito ferir e atingir a este e, com sagacidade, diminui a capacidade de oposição e resistência, fazendo-o ingerir alcool para ser facilitado em seu intento danoso.

A outra situação está ligada ao aspecto da "invasão de privacidade" ou da "violação do pudor". Vê-se que a intenção é desnudar o outro, "contemplar suas vergonhas". Claro está que se trata de uma forma eufêmica (branda) de dizer que o intento era alguma forma de exploração sexual. A exposição da nudez para humilhação pública, ou o interesse em aproveitar-se da situação para satisfação de suas vontades. Novamente a bebida servirá para impossibilitar ou diminuir, de forma acentuada, a resistência a tal forma de investida.

Como deixar de entender que estas ainda são formas, ainda hoje, de agir de muitos. Vemos com frequência o uso da bebida associado à violência e brutalidade física. Acompanhamos casos e casos de pessoas que são embriagadas (dopadas) e, a seguir, exploradas sexualmente. A vileza do ser humano continua desconhecendo o passar do tempo. Não há tanta diferença daqueles tempos para estes de hoje. De igual modo, não há diferença da ação de Deus contra tais posturas. O Senhor ainda mantém a mesma repreensão e seu desdobramento condenatório, e continua a dizer: "ai destes que assim procedem".

Não assumamos tal forma de comportamento (uso impróprio de um meio), nem permitamos ser envolvidos por indivíduos mascarados de "companheiros", mas cujo propósito é prejudicar-nos, explorar-nos e ferir-nos. Vigilância e prontidão.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.