PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de agosto de 2010

AI (35)

ANO LXVIII - Domingo, 01 de agosto de 2010 - Nº 3379

"Ai de vós! Que sois como as sepulturas invisíveis, sobre as quais os homens passam sem o saber" ( Lucas 11:44).

Essa palavra de Jesus dirigida aos fariseus soa como contraditória ao que disse em Mateus 23:27, ao referir-se aos fariseus como "sepulcros caiados". Na verdade, não ocorre qualquer contradição. São duas situações distintas e ambas ilustram alguma forma de atitude ou comportamento de muitos fariseus e escribas.

De fato, os sepulcros deveriam ser assinalados ou destacados (pintados, cercados, etc.), a fim de evitar que as pessoas passassem sobre eles ou com eles tivessem contato, ficando cerimonialmente impuras. Na tradição judaica o contato com o morto (ou lugar onde estivesse), fazia com que tal pessoa fosse tida como imunda por determinado período. Havia necessidade de purificações, banhos, afastamento das coisas sagradas, não participação em cerimônias, etc.

Jesus, nesse sentido, traz sobre os fariseus uma palavra de grande reprovação e reprimenda, ao sustentar que a atitude deles fazia com que as pessoas se tornassem contaminadas ou impuras. Os fariseus não conduziam as pessoas à santidade e à comunhão com o Senhor; antes, faziam com que viessem a ter uma vida divorciada da comunhão com o Santo e o Sagrado.

Não se está falando aqui de omissão (escondidos), mas de ação ou comissão. A comparação feita é para indicar que as pessoas são conduzidas à impureza cerimonial e religiosa pela ação dos religiosos. São eles os responsáveis por levar as pessoas ao contágio e infecção, devido a seus ensinos e posturas dissimulados e falseadores da verdade, mas que as pessoas não percebem, não enxergam, como as sepulturas "invisíveis" das quais Jesus fala no texto.

Nem sepulcro caiado (bonito por fora e podridão por dentro), nem sepultura invisível (agente de contaminação), mas referencial de integridade e sinceridade, bem como de direcionamento à verdade e santidade, é o que se requer de nós na condição de cristãos, para não ouvirmos os mesmos "ais" dirigidos aos escribas e fariseus.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.