PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de agosto de 2010

AI (37)

ANO LXVIII - Domingo, 22 de agosto de 2010 - Nº 3382

"Ai do que acumula o que não é seu... Ai do que ajunta em sua casa bens mal adquiridos..." (Habacuque 2:6,9)

No capítulo 2 da profecia de Habacuque encontramos cinco "ais" relativos à situação ligada aos caldeus (instrumentos de Deus para disciplinar e penalizar Israel), na qual o Senhor mostrará que tal povo, mesmo instrumento de Sua soberania, é responsável por seus atos de violência e excesso.

O primeiro "ai" (v. 6) fala sobre a forma injusta de acúmulo do que não é seu, ou seja, fruto de ação dolosa contra o outro, seja por subtração violenta ou não, seja por forma dissimulada de negociação lesiva. Tal modo de crescimento de patrimônio (enriquecimento) é visto como ilícito e ao que assim fazem tornam-se alvo de admoestação da parte de Deus, pois hão de receber o retorno. Isso é o que se vê nos versos seguintes (7-8). A ação e revolta dos que foram vitimados se farão manifestas e as consequências serão trágicas sobre os que os haviam explorado e lesado. Mesmo que os homens não consigam promover essa "lei de retorno", certamente O Senhor não haverá de deixar que tal conduta fique sem a devida retribuição.

O segundo "ai" (v. 9) está escrito de certo modo, ligado ao anterior, visto que estabelece o princípio do aumento de patrimônio por meio não lícito. O julgamento inadequado e a falsa ideia de segurança nutridos por tais pessoas, são postos no chão pelo Senhor, deixando claro que tais bens adquiridos impiamente não poderão fazê-los livres ou imunes à ação das "garras do mal". Essa expressão pode envolver ideias distintas de qual forma de mal seja, mas, independentemente de qual seja a acepção, haverá de permanecer o fato de que a pessoa cuja postura é aqui denunciada, será alcançada e sua cobiça e orgulho sofrerão o devido juízo. Usa-se uma expressão para apontar que, mesmo parecendo impossível, tal juízo haverá de ocorrer e alcançar esses indivíduos, expressão essa conhecida no Novo Testamento e usada (em outro contexto) pelo Senhor Jesus: "a pedra clamará" e o madeiramento haverá de responder com juízo.

Nesse mundo mergulhado na perspectiva do lucro a qualquer custo e da vantagem às custas da lisura e honestidade, esses "ais" continuam vibrando com toda força e intensidade, advertindo a todos nós: cuidado.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.