PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de julho de 2010

AI (34)

ANO LXVIII - Domingo, 25 de julho de 2010 - Nº 3378

"Ai de vós, fariseus! Porque gostais da primeira cadeira nas sinagogas, e das saudações nas praças" ( Lucas,11:43)

Ao se ler tantos "ais" dirigidos contra os fariseus, escribas e intérpretes da lei, pode-se, enganosamente, imaginar que o Senhor Jesus nutrisse, por tais pessoas, alguma forma de repulsa, raiva, ódio e rejeição. Não é verdade. Jesus lidou com eles, aproximou-se deles e com eles conviveu. No entanto, sempre confrontou o comportamento daqueles que precisavam ser confrontados, sem deixar de lhes advertir sobre sua forma imprópria e ímpia de agir.

Ao lermos o nosso texto acima, podemos perguntar: qual o problema de desejar assentar na primeira cadeira (fileira de bancos) ou receber a saudação na praça (saudação pública)? Não é o ato ou fato em si, mas sua intenção. A disputa existente não era para ouvir a mensagem, não era o desejo ardente de escutar o ensino das Escrituras, mas de projetar sua própria imagem de importância. Não era o de ser saudado fraternalmente, mas de ser distinguido entre e acima dos outros.

O foco gerador do "ai" dessa passagem é o orgulho, a vaidade, a soberba. O que se objetiva é a honra dada pelos homens acima da busca pela glória de Deus. O destaque se torna o próprio indivíduo, que é o centro de sua própria atitude. Não se deseja realçar a figura de Deus ou a relevância do aprendizado de Sua Palavra e vontade, mas a pessoa do assistente-ouvinte. Quando isso acontece, não resta outra fala a não ser essa: ai desses.

Sejamos assíduos ao culto, fiéis com nossa presença, atentos com nosso coração. Busquemos estar assentados em condições de ouvir e responder (mesmo nos primeiros bancos), mas sem o desejo de sermos vistos e recebermos qualquer gratificação humana por causa disso.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.