PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de julho de 2010

AI (32)

ANO LXVIII - Domingo, 11 de julho de 2010 - Nº 3376

"Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias." (Mateus 24:19)

Palmares, Vitória de Santo Antão, Branquinha cidades de Alagoas e Pernambuco, entre outras, as quais foram atingidas de forma violenta pelas enchentes no mês de junho. Foi, para todos ali, tempo de desolação e assolação.

Qual a relação do texto do evangelho escrito por Mateus e os acontecimentos nessas cidades citadas? A angústia daquelas que estão grávidas e ou amamentando, ao verem sua própria condição e a relação com seus filhos por nascer ou recém nascidos, nas circunstâncias em que se encontravam.

O texto de Jesus é mal entendido e pessoas pensam que se trata da volta de Cristo. Seria impróprio pensar assim, pois as grávidas ou mães recentes não terão sofrimento pelo fato de estarem nessas condições quando Jesus voltar. A referência é sobre a destruição de Jerusalém que aconteceria 40 anos mais tarde. Os exércitos romanos invadiram Jerusalém depois de longo tempo de cerco à cidade. Não pouparam nem grávidas , nem recém nascidos. Esse o motivo do "ai"; a angústia dessas mulheres de terem seus ventres abertos pela espada e seus filhos mortos.

Jesus mostra sua compaixão e seu sentimento de tristeza ao antever o sofrimento dessas mulheres que perderiam suas vidas e veriam seus filhos pequeninos morrerem às mãos de soldados romanos. Era um aviso aos viventes de seus dias, era uma advertência quanto ao que estavam fazendo e ao que viriam a fazer, mas não deram ouvidos, não aceitaram suas palavras, não agasalharam seus conselhos. A lei da semeadura e da colheita se fez presente: o que o homem semear, isso também colherá.

O que isso tem a nos dizer ainda hoje? O mesmo que aos daqueles dias. A rebelião contra o Senhor, a rebeldia contra as diretrizes de Deus, a obstinada forma de resistir aos ensinos do Senhor e o apêgo a modo e forma de vida contrários aos ensinos da Palavra de Deus, são determinantes de juízo, que não é prazeroso ao Senhor, mas que não deixará de ser manifesto, pois "de Deus não se zomba, com Deus não se brinca, o que o homem semear, isso também colherá" (Gálatas 6:7).

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.