PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de julho de 2010

AI (33)

ANO LXVIII - Domingo, 18 de julho de 2010 - Nº 3377

"Ai dos ricos... ai dos que estão fartos... ai dos que agora riem... ai dos que por todos são louvados" (Lucas 6:24-26)

Existem quatro exclamações de "ais" nesses três versículos escritos por Lucas. Trata-se dos contrastes feitos pelo Senhor no Sermão do Monte, constante apenas em Lucas (6:20-23). Os ricos têm sua própria consolação no dinheiro, em contraste com os pobres de espírito, cuja consolação e esperança é o Senhor. Os que agora estão fartos, ou seja, não têm fome e sede de justiça, virão a sofrer escassez diante do Senhor. Os que agora riem e se alegram, regozijando-se com a falsa situação de auto-redenção em Cristo. Aqueles que são louvados por todos, certamente são habilidosos na arte de adaptar-se e agradar a todos, inclusive aqueles que se postam contra o Senhor e Suas leis. Esses tais, felizes agora, virão a ser alvo de aflição e angústia por causa desse seu modo de viver.

Jesus não está recriminando a riqueza, a fartura, o riso e o elogio na vida de uma pessoa. Sua palavra de caráter severo é para nos alertar que não devemos ficar colocando nossa esperança e confiança em estruturas humanas, seja de que ordem for. Nosso compromisso é com nossa fidelidade a Ele e dedicação aos valores por Ele ensinados e vividos, nos torna alvo de todos esses "ais".

Não devemos desejar que os outros falem mal de nós, mas não podemos querer que todos falem bem de nós, à base da negação de nosso compromisso com Ele. O próprio Senhor foi criticado, destratado e se tornou alvo de injúrias e inverdades por parte de seus adversários. Ele jamais quis ser elogiado por todos. Seu desejo, que deve ser também o nosso, era ser elogiado por seu Pai. Assim devemos ser nós também: "Bem está servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei" (Mateus 25:21).

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.