PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de agosto de 2003

QUE DAREI AO SENHOR... ?

ANO LXI - Domingo, 17 de agosto de 2003 - No 3016

Agosto, mês de Missões.

QUE DAREI AO SENHOR... ?

Esta é uma indagação encontrada no verso 12 do Salmo 116. Indagação que o salmista faz a si mesmo, procurando um meio de expressar sua alegria, sua gratidão, pelos benefícios que recebera das mãos de Deus. Benefícios, aliás, reconhecidamente imerecidos. Daí crescer em significado a sua indagação.

Essa é uma pergunta séria, e não apenas uma frase de efeito. Pergunta que exige uma resposta também séria e honesta. Porque se a resposta não corresponder, ainda que de forma pálida, pequenina, à generosidade do amor de Deus - amor que provê a nossa felicidade temporal e eterna - a pergunta cairá no vazio, perderá sua relevância.

A propósito, há quem interprete essa pergunta assim: "como pagarei a Deus... ?" E em resposta passa a dar esmolas, procurando satisfazer o que restou de sensibilidade em seu coração, até então endurecido para com Deus e para com os seus semelhantes. Outros entendem que os benefícios de Deus são meios que Ele usa para barganhar conosco alguma coisa que possuímos e que a Sua igreja necessita. E por causa dessa visão mesquinha e distorcida do amor divino, dão ofertas à igreja na expectativa de que Deus não lhes tire o que têm ou na esperança de receberem novos e maiores benefícios.

Ao contemplar o amor "que excede a todo o entendimento", o crente sincero só encontra uma resposta adequada, a resposta do próprio salmista. Contrito, consciente, agradecido e cheio de júbilo, ele diz: "Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o Seu povo".

Em outras palavras, consagração total! Responder, pois, satisfatoriamente ao Senhor de nossas vidas, é entregar-se a Ele sem restrições, servindo e amando, amando e servindo com tudo o que somos ou temos. Primeiramente com o que somos e, conseqüentemente, com o que temos.

Permita Deus que eu, compreendendo o alcance da resposta do salmista, assimile a sua atitude, e assim viva para honra e glória do Senhor. E quanto a você, meu irmão, minha irmã?

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.