PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de agosto de 2003

NEM SUBESTIMAR, NEM SUPERESTIMAR

ANO LXI - Domingo, 31 de agosto de 2003 - No 3018

NEM SUBESTIMAR, NEM SUPERESTIMAR.

Há pessoas e igrejas que vêem satanás em tudo, no acidente do carro, numa enfermidade, no rótulo de refrigerantes, na música moderna, na tatuagem dos jovens, etc. etc. Há pessoas e igrejas que nem sequer aceitam a existência dele. Para alguns tudo que acontece de ruim é ação do demo e tudo que acontece de bom é manifestação divina. Elas, pessoas e igrejas, não respondem por esses atos. Posicionam-se como neutras ou irresponsáveis.

Para aqueles que subestimam a existência ou ação do inimigo, deixam a guarda aberta e buscam na psicologia a interpretação para os seus males. E não encontram explicação. Já aqueles que superestimam a ação maligna ficam neurotizados a ponto de gritar "tá amarrado" a qualquer sombra ou ruído. Como sempre, os extremos são perigosos.

O ensino das Escrituras é claro e consolador. Satanás é citado em inúmeras passagens bíblicas. A Bíblia não nega a sua existência, ousadia e artimanha. Capaz de se travestir numa serpente, conseguiu enganar nossos primeiros pais. Ardilosamente tentou a Jesus com pão, prestígio e poder. Usando a pessoa de Pedro, o destemido apóstolo, procurou impedir que Jesus Cristo cumprisse o plano de redenção da humanidade. Encheu o coração de Ananias para que este mentisse ao Espírito Santo. Chamado "diabo", "pai da mentira", "sedutor", "inimigo", ele é capaz de transformar-se em anjo de luz com a finalidade de enganar e destruir.

Contudo ele não é onisciente, onipresente ou onipotente. Na realidade ele já foi despojado e publicamente exposto ao desprezo pelo triunfo de Cristo na cruz. Seu destino está selado no lago que arde com fogo e enxofre. Mas enquanto a profecia não se cumpre cabalmente, devemos - como filhos de Deus - colocar em prática as advertências da Palavra de Deus: "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" (Ef 4.26,27); "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo."(Ef.6.11); "Sujeitai-vos, pois, a Deus, mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós" (Tg 4.7).

Sem subestimar, nem superestimar a sutileza do inimigo, preferimos descansar na declaração contida em I Jo 5.18: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado, antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda e o maligno não lhe toca." Aleluia!

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.